AutarquiasRegional

Lagos quer geminação com município marroquino

Partilhe a notícia
pub
pub
pub
pub

A Câmara de Lagos deliberou, na última reunião do seu executivo, propor à Assembleia Municipal de Lagos a celebração de um Acordo de Geminação com o Município de Ksar El Kebir (Reino de Marrocos) por considerar que “são dois municípios inequivocamente relacionados pelo seu passado comum de enorme relevância para ambos”.

O Acordo de Geminação tem como objectivo principal o desenvolvimento de vínculos permanentes entre ambos os Municípios, conducentes ao “aprofundamento do conhecimento das identidades culturais locais, em termos de tradições, costumes, memória histórica e património, ao intercâmbio de actividades e eventos culturais, patrimoniais e artísticos e à participação conjunta em projectos de interesse comum”.

Esta decisão foi tomada considerando vários fatores, nomeadamente, o facto de Lagos ter sido a cidade sede dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa em África, iniciada em Marrocos, e de onde partiram as tropas comandadas pelo Rei D. Sebastião para a Batalha de Alcácer Quibir ou de Oued El Makhazen; ou ainda o facto de Ksar El Kebir ter sido uma das principais cidades da resistência marroquina às Praças-forte portuguesas em Marrocos, de onde saiu o exército que fez frente ao exército português na Batalha de Alcácer Quibir ou de Oued El Makhazen, e que acolheu o corpo de D. Sebastião após a sua morte (posteriormente entregue às autoridades portuguesas de Ceuta).

Em suma, consideram os autarcas. Lagos e Ksar El Kebir partilham um passado comum, com base na figura do Rei D. Sebastião e dos eventos da Batalha de Alcácer Quibir ou de Oued El Makhazen, cuja memória sombria se pretende transformar num futuro relacionamento de cooperação.

A celebração do Acordo será agora proposta à Assembleia Municipal.

Leia também:

Ofertas de emprego para o Algarve (6 de Fevereiro)

Polícia Marítima apreende perceves

Ofertas de emprego para a EMARP

(Visited 232 times, 1 visits today)
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

EVENTOS NO ALGARVE