Torre do Relógio iluminada de azul

No próximo dia 2 de Abril, a Câmara Municipal de Albufeira associa-se ao movimento internacional “Light it up Blue” através da iluminação da Torre do Relógio de azul, numa chamada de atenção para a problemática do autismo, uma doença que já é considerada a epidemia do século XXI.

Decretada pela Organização das Nações Unidas em 2007, a data é mundialmente celebrada a 2 de Abril, através de um movimento global de sensibilização que ano após ano tem vindo a conquistar a adesão de importantes entidades. Neste dia vários monumentos icónicos em todo o mundo iluminam-se de azul para demonstrar o seu apoio à causa. Também as famílias e indivíduos podem juntar-se ao movimento ao vestir roupa azul, colocar nas redes sociais a cor azul e a frase “Azul para brilhar, uma luz sobre o Autismo” ou iluminando a sua casa de azul.

Segundo a ONU, estima-se que existem mais de 70 milhões de pessoas com Autismo, afectando cerca de uma em cada 150 crianças. Os sintomas são diversos e vão desde a dificuldade na aprendizagem, fala, expressar ideias e sentimentos, relacionamentos, estabelecer contacto visual, existência de padrões repetitivos e movimentos estereotipados como ficar muito tempo sentado a balançar o corpo, comportamentos agressivos, ou o interesse por algo específico, a situações de aumento da sensibilidade sensorial. Não existe cura para a doença, no entanto alguns métodos de intervenção psicopedagógica têm tido resultados positivos, permitindo uma melhor adaptação à vida em sociedade.

Em Portugal, existem diversas entidades dedicadas a esta realidade. A Federação Portuguesa do Autismo, a Vencer Autismo, a Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo de Lisboa, a Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo de Setúbal, a Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo do Norte e a Associação de Amigos do Autismo são as mais conhecidas.

  Leia também:

Ofertas de emprego para instituições

Ofertas de emprego para o Algarve (26 de Março)

Ofertas de emprego para autarquia algarvia

(Visited 135 times, 1 visits today)
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub
pub

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.