Albufeira é o primeiro município do país a colocar desfibrilhadores na via pública

A Câmara Municipal de Albufeira entregou 71 certificados e cartões “Operacional DAE – Desfibrilhação Automática Externa” aos socorristas de proximidade, formados no âmbito do programa “Autarquia + Segura”.

Cada socorrista – civis, funcionários municipais, e elementos da GNR, Polícia Municipal e Bombeiros de Albufeira -está afecto a um dos 13 equipamentos DAE instalados em locais estratégicos do concelho e em duas viaturas, com o objectivo de assegurar uma resposta imediata em caso de paragem cárdio-respiratória.

Albufeira é o primeiro concelho a nível nacional a disponibilizar este tipo de equipamento na via pública, acessível a qualquer cidadão que tenha formação em Suporte Básico de Vida e DAE.

Na sessão de distribuição dos equipamentos, o presidente da Câmara de Albufeira, José Carlos Rolo, referiu que no total ” já foram formadas cerca de 170 pessoas, incluindo operacionais dos Bombeiros Voluntários e militares da Guarda Nacional Republicana”. O autarca acrescentou haver interesse em criar mais grupos de formação, “uma vez que quanto mais pessoas souberem utilizar os DAE, maior será a taxa de sucesso do programa e, consequentemente, mais vidas serão salvas”.

Os equipamentos DAE estão em cabines especialmente preparadas para o efeito e sinalizadas, junto a edifícios âncora, como são algumas estruturas municipais, e em locais com grande afluência de pessoas: Rua do Município (em frente à Câmara Municipal); Pavilhão Desportivo de Albufeira/ Estádio Municipal; Piscinas Municipais/ Campos de treinos do Imortal F.C./ Quinta da Palmeira; Av. Sá Carneiro (Oura); Avenida da Liberdade (Farmácia Alves Sousa); Av. 25 de Abril (Posto da GNR na Baixa da cidade); Miradouro do Pau da Bandeira; Freguesia de Ferreiras (rotunda); Freguesia da Guia (junto à capela); Freguesia de Olhos de Água (antiga Junta de Freguesia); Freguesia de Paderne (Praça Nova).

Leia também:

Jovem morre em queda de falésia com mais de 100 metros de altura

Quatro detidos por roubos a estabelecimento comerciais

Detido por roubos a postos de abastecimento de combustíveis

(Visited 97 times, 1 visits today)
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.