Batalha de Aljezur recordada
A Junta de Freguesia de Aljezur e a Associação de Defesa do Património Histórico e Arqueológico de Aljezur, com o apoio da Câmara Municipal de Aljezur, assinalam o 75º Aniversário da Batalha de Aljezur – um combate aéreo entre aeronaves alemãs e inglesas ocorrido em 9 de Julho de 1943 – com um programa de atividades que se inicia no sábado, 14 de Julho, às 15 horas e 30 minutos, no Espaço +, em Aljezur.
Os destaques maiores vai para a apresentação de um importante trabalho de investigação – “Research Project Aljezur – Investigations on the Condor Incident” – da autoria do tenente-coronel Kai Samulowitz, das Forças Armadas da República Federal da Alemanha e para o lançamento da 4ª edição – revista e aumentada – do livro “A Batalha de Aljezur – Factos e Histórias da II Guerra Mundial ocorridos no concelho de Aljezur e na costa do Algarve”, cujo autor é José Augusto Rodrigues.
O trabalho de investigação de Kai Samulowitz e a 4ª edição do livro de José Augusto Rodrigues revelam novos dados sobre os sete aviadores germânicos que estão sepultados no cemitério de Aljezur e documentação inédita encontrada no sótão do antigo edifício dos Paços do Concelho, actual Museu Municipal.
A anteceder as duas apresentações será inaugurada a Exposição Fotográfica e Documental “A Batalha de Aljezur ocorreu há 75 anos”, patente numa sala do referido Espaço +.
O programa das comemorações prossegue no domingo, dia 15, com romagens aos cemitérios de Aljezur e de Sagres para homenagear aviadores alemães e britânicos mortos em combate e uma visita ao farol do Cabo de S. Vicente.
Leia também:
Câmara de Portimão prepara obras no Parque da Juventude que vão custar mais de 800 mil euros
Incêndio obriga à evacuação de 80 pessoas de prédio
O adeus ao velho Hotel Golfinho