Monchique vai receber mais 16 máquinas de rastos que podem ser decisivas para acabar com o incêndio

Em Monchique, depois de mais uma noite complicada, continuam a existir duas frentes de fogo, sendo que cerca de 30% da área afetada está dominado, desenvolvendo os bombeiros, nesse perímetro, ações de consolidação, extinção e vigilância, informou o comandante da Proteção Civil, Vítor Vaz Pinto, na conferência de imprensa das 13 horas.

A frente de sul, que se desenvolve na direção de Monchique, é a que continua a causar mais dores de cabeça às forças de combate, uma vez que uma parte do fogo lavra numa área inacessível a forças terrestres e cuja configuração dificulta também a intervenção dos 12 meios aéreos que se encontram no local.

Para fazer face a esta dificuldade, vai chegar esta tarde uma bateria de 16 máquinas de rastos, que se vão juntar a outras tantas em atividade na zona, que têm por missão abrir caminhos para que os bombeiros possam chegar mais perto das chamas e combatê-las.

Trata-se de um apoio que Vítor Vaz Pinto diz esperar que “seja determinante para o resolução do incêndio ao longo da noite de hoje”.

Até agora houve um total de 110 pessoas preventivamente deslocadas para zonas mais seguras e 30 operacionais foram assistidos devido a problemas relacionados com o forte calor que se faz sentir e com a inalação de fumos.

Ao longo da tarde, o panorama não se apresenta fácil para as forças no terreno, uma vez que as temperaturas vão continuar elevadas, devendo ultrapassar os 40º e se prevê que o vento se intensifique, soprando, por vezes, com rajadas fortes.

De acordo com o comandante distrital, não há informação de qualquer casa habitável ardida, mas apenas de armazéns.

Nesta altura encontram-se a combater as chamas 791 operacionais, apoiados por 208 veículos terrestres e 12 meios aéreos.

Leia também:

Uma frente do incêndio foi dominada, outra continua a lavrar com intensidade

Turista resgatada após queda em molhe

12 ofertas de emprego para Câmara algarvia

(Visited 299 times, 1 visits today)
pub
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.