RegionalSociedade

Uma mulher ferida com gravidade no incêndio de Monchique

Partilhe a notícia
pub
pub
pub

A população de Monchique viveu uma noite de susto, com muita ansiedade e medo. As chamas rodearam boa parte da vila e, em determinadas alturas, parecia que não haveria forma de evitar que entrassem no interior de Monchique. Uma parte das pessoas foram retiradas das suas casas e encaminhadas para uma escola situada na zona central. Também as zonas das Caldas de Monchique, Rasmalho, Barranco do Banho e Monchicão foram evacuadas.

Ao longo da madrugada, com o cair das temperaturas, registou-se uma evolução positiva e a pressão em redor de Monchique foi aliviando.

Esta manhã, de acordo com o 2º comandante da Proteção Civil, Abel Gomes, “a situação é muito mais favorável, mas continua muito sensível”, pois há “pontos quentes que nos causam muita preocupação”. Os fumos intensos que ainda existem levam a que, em muitas zonas, haja dificuldade de intervenção dos meios aéreos.

O incêndio progride, ao mesmo tempo, para as Caldas de Monchique, S. Marcos da Serra e à Barrragem de Odelouca.

Ao longo destes dias, e segundo a contabilidade feita pela Proteção Civil, houve um total de 44 pessoas que tiveram de receber assistência médica, das quais 31 são operacionais e 13 civis. Quanto a feridos foram registados 25, sendo que apenas um com ferimentos graves. Trata-se de uma mulher, de de 72 anos de idade, que teve de ser evacuada para o Hospital de S. José, em Lisboa.

Para as próximas horas continuam a não ser esperadas facilidades, até porque, apesar das condições meteorológicas terem melhorado, espera-se que, a partir do meio-dia, o vento sopre com maior intensidade, o que deverá dificultar a ação dos bombeiros.

Há edificações ardidas, mas a este responsável da Proteção Civil diz não poder confirmar se entre elas há algumas que sejam de habitação.

De acordo com o site oficial da Proteção Civil, nesta altura encontram-se 1.128 operacionais a combater o incêndio, apoiados por 342 veículos e 9 meios aéreos.

 

Leia também:

Uma frente do incêndio foi dominada, outra continua a lavrar com intensidade

Turista resgatada após queda em molhe

12 ofertas de emprego para Câmara algarvia

(Visited 218 times, 1 visits today)
pub
pub
pub
pub

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

EVENTOS NO ALGARVE