Câmara de Lagos aprova apoio financeiro à Orquestra Juvenil de Guitarras do Algarve
A Câmara de Lagos aprovou, na última reunião do seu executivo, a realização de acordo de cooperação tripartido, que envolva, também, a União de Freguesias de Bensafrim e Barão de São João e a Associação de Guitarras do Algarve (AGA), para “garantir a continuidade de funcionamento do Pólo do projeto ‘Orquestra Juvenil de Guitarras do Algarve’ no concelho de Lagos”.
Com esta decisão, refere o Município, em comunicado, é retomado “um apoio que remonta a 2004, data em que foi estabelecido o primeiro Acordo de Cooperação para a criação de um Pólo deste projeto de formação e dinamização cultural na então freguesia de Barão de São João, o qual vigorou até 2011, tendo sido interrompido apenas devido às dificuldades orçamentais à data existentes”.
Apesar disso, o projeto sobreviveu e continuou a levar a formação musical aos jovens da zona mais rural/interior do concelho de Lagos e de outros concelhos algarvios. O resultado deste trabalho tem sido mostrado nos Encontros Globais da Orquestra Juvenil de Guitarras do Algarve que Lagos já acolheu. No último ano o Polo de Barão de São João registou a frequência de 21 crianças e jovens, de idades compreendidas entre os 8 e os 17 anos, integrados em 3 Classes (A – Avançado; B – Intermédio; C – Iniciação).
No âmbito do Acordo agora aprovado, a autarquia lacobrigense compromete-se a assegurar uma comparticipação financeira anual no valor de 6.550,00€ e, excecionalmente, no seu primeiro ano de vigência, a atribuir um subsídio no valor de 3.683,00€, correspondente à comparticipação das atividades “Encontro Global” e “Encontros Interassociativos” e às despesas de funcionamento do Pólo e da formação no período de setembro a dezembro de 2017.
Leia também:
Câmara de Lagoa dá subsídio de 2 mil euros por cada bebé nascido no concelho
21 ofertas de emprego para a Câmara de Portimão
Câmara de Lagos vai investir 15 milhões de euros na construção de habitação