Cultura

Quarteira presta homenagem à padroeira de Portugal

Partilhe a notícia
pub
pub
pub
pub

Quarteira volta a prestar homenagem a Nossa Senhora da Conceição, nos dias 7 e 8 de dezembro, numa das festas religiosas que compõem o calendário algarvio.

O início das celebrações tem lugar sexta-feira, dia 7, pelas 21h00, com a procissão de velas e com a imagem da padroeira levada em ombros em direção à Igreja de S. Pedro do Mar.
Na manhã do dia 8, às 9h00 haverá alvorada e pelas 14h00 é celebrada uma Eucaristia na Igreja de S. Pedro do Mar.

A partir das 15h00, tem início o ponto alto das festividades – à procissão solene com a Imagem de Nossa Senhora da Conceição em direção ao mar (Porto de Abrigo) segue-se a saudação à Padroeira. Mais tarde, e de acordo com a tradição desta antiga vila piscatória, haverá a bênção do mar e das embarcações engalanadas que acompanham a procissão religiosa por mar. No final há o regresso à Igreja de Nossa Senhora da Conceição, voltando a Imagem Pequena do Porto de Abrigo à capela.

As celebrações prolongam-se até às 23h00, no largo em frente à Igreja de Nossa Senhora da Conceição, num espaço com gastronomia diversa, animação musical com José Manuel Pasadinhas e Rita Melo, venda de ramos e leilão de ofertas e variedades.

Refira-se que a festa em honra de Nossa Senhora da Conceição tem raízes culturais profundas (a Imagem foi encontrada nas redes pelos pescadores há mais de 200 anos), na comunidade piscatória e nos quarteirenses em geral.

Para além das novenas e de outras celebrações religiosas, destaca-se a Bênção do Mar que desde o ano de 2000 é efetuada no novo Porto de Pesca de Quarteira onde foi erigida uma pequena capela para acolher a Padroeira.

Leia também:

Incêndio em loja de eletrodomésticos em Portimão

Estômbar e Ferragudo vencem Orçamento Participativo do concelho de Lagoa

Fim de ano portimonense com três dias de festa

(Visited 202 times, 1 visits today)
pub
pub
pub

EVENTOS NO ALGARVE