Portimão vai criar Prémio Municipal do Voluntariado

A presidente da Câmara de Portimão anunciou, no decorrer da sessão solene do Dia da Cidade, o lançamento, ao longo de 2019, do Prémio Municipal do Voluntário.

De acordo com Isilda Gomes, através desta iniciativa pretende-se apoiar dois projetos, um individual e outro coletivo, “no âmbito do voluntariado e solidariedade, atribuindo-lhes um valor pecuniário no montante de 10 mil euros cada, que sirva de catalisador à sua concretização.”

Os projetos em causa devem ser “inovadores, complementares à oferta já existente e ter um impato efetivo junto à população mais vulnerável”, referiu a autarca.

Nesta sessão falou-se, de resto, muito de voluntariado e de solidariedade, tendo como base essencial o movimento espontâneo que se formou de ajuda aos bombeiros e à população afetada pelo grande incêndio do verão que abrangeu os concelhos de Monchique, Silves e Portimão.

Mas para que os bombeiros tenham possibilidade de dar resposta eficaz a esta e outras situações é necessário que estejam bem equipados e que tenham instalações que respondam às necessidades. Nesse sentido, o Dia da Cidade foi aproveitado para se proceder à assinatura de um protocolo entre a respetiva associação e a autarquia que vai permitir que a edilidade apoie financeiramente, com uma verba de cerca de 93 mil euros, as obras de ampliação do quartel.

Em destaque no discurso de Isilda Gomes também esteve a circunstância de Portimão ir ser, no próximo ano, a Cidade Europeia do Desporto. Trata-se de “uma grande responsabilidade”, mas também de uma oportunidade para mostrar o muito que, a este nível, é feito no concelho, em especial pelas associações e clubes desportivos que, elogiou a autarca, mesmo nos anos de crise e sem contarem com o apoio da Câmara, conseguiram manter e até incrementar as suas atividades.

Outra oportunidade é o processo de transferências de competências para as autarquias, que está em curso. No caso de Portimão, destacou Isilda Gomes, uma das grandes vantagens é o facto da Câmara poder, finalmente, intervir em áreas nobres e muito importantes para a imagem e economia do concelho, como são as praias e as zonas ribeirinhas que, atualmente, são geridas por outras entidades.

 

 

Leia também:

12 ofertas de emprego para a Câmara de Portimão

Muita emoção no Dia da Cidade de Portimão

Portimão agradeceu a entidades e empresas que apoiaram o combate aos incêndios

(Visited 147 times, 1 visits today)
pub
pub

pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev