Ação de sensibilização para o uso sustentável da água
A 22 de março, o Município de Loulé associa-se às comemorações do Dia Mundial da Água, com uma sessão que decorrerá das 9h00 às 13h00, no Auditório do Convento Espírito Santo, em Loulé, na qual que se pretende sensibilizar o público em geral para o uso sustentável da água.
A autarquia vai aproveitar a oportunidade para proceder à divulgação de um conjunto de ações desenvolvidas no âmbito do contrato de financiamento do Fundo Ambiental referente ao Projeto Loulé Adapta +Educação para a Sustentabilidade do Uso da Água. O objetivo é mostrar que, através de pequenas mudanças de comportamento no dia-a-dia, é possível reduzir o consumo de água e contribuir para o seu uso eficiente, garantindo que as gerações vindouras também tenham acesso a este recurso tão precioso.
O presidente da Câmara de Loulé, Vítor Aleixo, fará a sessão de abertura a partir das 10h00. Segue-se uma apresentação das ações integradas no âmbito da candidatura do Município ao Fundo Ambiental, por Paula Mendes, chefe da Divisão de Sustentabilidade e Recursos Naturais da Autarquia. Susana Loureiro, da SPIVentures, irá de seguida falar da criação e divulgação do Guia Digital. Este manual pretende dar um claro sinal de que esta Câmara assume a sustentabilidade ambiental como uma verdadeira missão, dando ela própria o exemplo, neste caso através da abstenção de produção de material em suporte de papel.
Pelas 11h15 Ana Costa irá apresentar e divulgar a mascote representativa da sustentabilidade do Concelho de Loulé – que terá como nome Pingo D’Água -, seguindo-se a entrega de prémio de consagração.
Lídia Terra e Inês Rafael, da Unidade Operacional de Adaptação às Alterações Climáticas, irão apresentar a Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas e as opções dela emanadas.
Ainda antes da sessão de encerramento pelo presidente da Câmara, Lina Madeira, da Unidade Operacional de Educação Ambiental, e Gabriela Soares, da Bloco D, irão divulgar a campanha “Aqui Cuidamos da Água”.
Alunos das escolas do agrupamento Engº Duarte Pacheco irão proporcionar um momento musical nesta sessão.
O Dia Mundial da Água foi criado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas e destina-se à reflexão e discussão sobre a relação entre o Homem e a água, abordando temas como a conservação e proteção da água, desenvolvimento correto dos recursos hídricos e medidas para resolver problemas relacionados com a poluição.
Leia também:
Pescadores e GNR salvam homem em risco de afogamento
Suspeito de homicídio entrega-se à PJ