“Já duplicámos o número de produtores de vinho no concelho”

A Câmara de Lagoa tem vindo a desenvolver, ao longo dos últimos anos, um vasto conjunto de iniciativas de promoção do vinho, de que se destaca o Lagoa Wine Show, que se realizou na passada semana. Para o vice-presidente da autarquia, Luís Encarnação, trata-se de uma aposta que faz todo o sentido e que tem tido resultados muito positivo.

Entrevista relacionada: Apoio aos bombeiros é “necessário e até obrigatório”

Tem valido a pena a aposta que a Câmara tem feito na promoção do vinho de Lagoa?

Tem, claramente, valido a pena. Desde 2015 já duplicámos o número de produtores de vinho no concelho. Isso é sinal de que despertámos o tema e que havia potencial para crescer. Há, também, vinhas que estavam abandonadas e que foram arrendadas e recuperadas por produtores vindos de outras zonas da região e do país.

Nesta altura quantos produtores de vinho existem no concelho?

Temos oito produtores. Contabilizamos, ainda, três projetos de enoturismo extremamente importantes. Refiro-me a um hotel de luxo da Sociedade Agropecuária do Arade, um investimento na ordem dos 5 milhões de euros; à Quinta dos Santos, um projeto que surgiu sensivelmente na mesma altura, e à Quinta dos Vales, que também despertou para a vertente enoturística.

Para nós isso é bastante importante porque, numa região e num concelho que vivem essencialmente do turismo, é importante criar estratégias para mitigar a sazonalidade que, infelizmente, caracteriza esse setor.

E acha que há margem para crescer?

Com certeza. Inclusivamente, tivemos contactos de produtores de vinho que pretendem mudar as sedes das suas empresas e as adegas para o concelho de Lagoa. Isso significa que reconhecem existir um potencial grande nesta área.

A Câmara tem, recentemente, levado a cabo algumas iniciativas que visam a promoção do vinho  em unidades turísticas e de restauração do concelho. Porquê?

Acho que é uma estratégia fundamental porque o vinho pode dar um contributo diferenciador daquilo que é a oferta turística que a região tem. O vinho é um produto que está na moda e através dele temos a possibilidade de promover o nosso território e, sobretudo, de oferecer aos turistas que nos visitam uma experiência que não será esquecida.

LEIA TAMBÉM:

Apoio aos bombeiros é “necessário e até obrigatório”

Três detidos por tráfico de droga

Homem ferido com gravidade em acidente

(Visited 193 times, 1 visits today)
pub
pub
pub
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub