Vai um copinho de água do mar?

Veja aqui todas as fotos do dia

Nos últimos anos, a chuva tem, basicamente, estado em greve e sem sequer assegurar serviços mínimos. E o mais problemático é que parece tratar-se de uma greve por tempo indeterminado e, portanto, sem fim à vista.

Existem várias formas de tentar dar a volta à situação, mas há uma opção que tem sido pouco ou nada discutida, o que me parece ser um erro.

Trata-se da dessalinização, uma técnica que consiste em tirar água do mar, que depois de tratada serve para consumo humano. Para o Algarve seria uma garantia absoluta que nunca mais iríamos ter falta de água, ainda mais porque o processo pode ser feito com recurso a energia solar.

É certo que há alguns problemas, como o preço (embora a técnica esteja mais acessível do que há uns anos) ou os resíduos que resultam do processo (para os quais há, no entanto, soluções), mas isso não é justificação suficiente para praticamente nada ter vindo a ser feito a este nível, ao contrário do que acontece com outros países, de que se destacam Israel e até a vizinha Espanha.

Como não parece viável resolver o problema da falta de água com a dança da chuva, convinha que, desde já, se começasse a olhar a sério para esta possibilidade.

(J.E.)

LEIA TAMBÉM:

Vai conduzir? Cuidado com os drones

Quando é que a rotunda dá vinho?

Queres apanhar uma palmada?


OS NOSSOS VÍDEOS

(Visited 377 times, 1 visits today)
pub
pub
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev