Oficina comunitária vai pôr os farenses a consertar objetos

A União das Freguesias de Faro (Sé e São Pedro) viu ser aprovada uma candidatura no valor de 15.902 euros, apresentada ao programa JUNTAr + do Fundo Ambiental, garantindo, assim, um apoio financeiro de 80% para implementar o projeto. O presidente daquela autarquia é Bruno Lage, que nos explica tudo sobre esta iniciativa.

Leia todas as mini entrevistas aqui

Que projeto é este?

Trata-se de uma oficina comunitária, onde as pessoas podem deslocar-se para consertar objetos que tenham em casa. O objetivo essencial é diminuir o desperdício e aumentar o tempo de vida e reeutilização desses equipamentos, de forma a reduzir o lixo e os resíduos.

Já têm espaço definido?

A oficina vai ficar nas instalações da nossa delegação de S. Pedro. Vamos agora preparar tudo, adquirir os equipamentos, ferramentas e bancadas necessárias, para que no final deste ano ou no início de 2020 possamos começar a convidar as pessoas a irem lá reparar os seus objetos, que podem ser uma torradeira, um frigorífico, uma máquina de lavar louça, uns sapatos, roupas, televisores, impressoras, computadores, entre outros, de forma a aumentar a sua durabilidade.

Para pôr o projeto a funcionar vão precisar de pessoas especializadas que ensinem os utentes a fazer as reparações. Acha que vai ser fácil atraí-los para esta iniciativa?

Só há uma forma de saber isso: é tentando. Estou convencido que sim, já estamos a ter conversas com algumas pessoas especializadas, algumas das quais reformadas. É também uma forma de ocuparem o tempo livre que têm.

Quanto aos utentes, o público alvo também será, em boa medida, os reformados, imagino.

É uma iniciativa aberta a todos, mas prevejo que haja uma maior adesão por parte de estudantes e reformados.

 

LEIA TAMBÉM:

“Grande Prémio de Superbikes deixa mais de 12 milhões de euros na região”

Marginália leva a sua música para a Alameda de Portimão

“Garanto que a Circular Norte vai finalmente ser concluída”

 

(Visited 310 times, 1 visits today)
pub
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev