Oficina comunitária vai pôr os farenses a consertar objetos

A União das Freguesias de Faro (Sé e São Pedro) viu ser aprovada uma candidatura no valor de 15.902 euros, apresentada ao programa JUNTAr + do Fundo Ambiental, garantindo, assim, um apoio financeiro de 80% para implementar o projeto. O presidente daquela autarquia é Bruno Lage, que nos explica tudo sobre esta iniciativa.
Leia todas as mini entrevistas aqui
Que projeto é este?
Trata-se de uma oficina comunitária, onde as pessoas podem deslocar-se para consertar objetos que tenham em casa. O objetivo essencial é diminuir o desperdício e aumentar o tempo de vida e reeutilização desses equipamentos, de forma a reduzir o lixo e os resíduos.
Já têm espaço definido?
A oficina vai ficar nas instalações da nossa delegação de S. Pedro. Vamos agora preparar tudo, adquirir os equipamentos, ferramentas e bancadas necessárias, para que no final deste ano ou no início de 2020 possamos começar a convidar as pessoas a irem lá reparar os seus objetos, que podem ser uma torradeira, um frigorífico, uma máquina de lavar louça, uns sapatos, roupas, televisores, impressoras, computadores, entre outros, de forma a aumentar a sua durabilidade.
Para pôr o projeto a funcionar vão precisar de pessoas especializadas que ensinem os utentes a fazer as reparações. Acha que vai ser fácil atraí-los para esta iniciativa?
Só há uma forma de saber isso: é tentando. Estou convencido que sim, já estamos a ter conversas com algumas pessoas especializadas, algumas das quais reformadas. É também uma forma de ocuparem o tempo livre que têm.
Quanto aos utentes, o público alvo também será, em boa medida, os reformados, imagino.
É uma iniciativa aberta a todos, mas prevejo que haja uma maior adesão por parte de estudantes e reformados.
LEIA TAMBÉM:
“Grande Prémio de Superbikes deixa mais de 12 milhões de euros na região”
Marginália leva a sua música para a Alameda de Portimão
“Garanto que a Circular Norte vai finalmente ser concluída”










