280 famílias de Lagoa recorreram ao incentivo à natalidade

pub

Um total de 280 agregados familiares do concelho de Lagoa já se candidataram ao programa de Incentivo à Natalidade que a Câmara local lançou em 2016.

De acordo com dados da autarquia, no primeiro ano recorreram a este apoio 35 famílias, número que subiu para 85 no ano seguinte e para 95 em 2018. Este ano, 65 já tinham apresentado as suas candidaturas até ao dia 10 de setembro.

O regulamento deste programa foi alterado e entrou em vigor em finais de março último, tendo o valor a atribuir passado de 1.500 para 2.000 euros por cada criança nascida no concelho.

Às famílias que se candidatam e que reúnam as  condições para beneficiar deste apoio é disponibilizada, de imediato, uma primeira prestação de 250 euros. A restante verba é entregue como forma de reembolso de despesas efetuadas na área do Município de Lagoa durante os primeiros dois anos de vida da criança, até ao valor de 1.750 euros.

Duas das condições essenciais para terem direito a este incentivo é que os agregados familiares residam no concelho de Lagoa há mais de dois anos contínuos e nele estejam recenseados há mais de um ano antes do nascimento das crianças.

O regulamento prevê, ainda, a possibilidade do apoio abranger situações de depressão pós-parto da mãe da criança, devidamente comprovadas através de declaração médica, para acompanhamento psicológico e/ou psiquiátrico, nomeadamente, consultas e medicação até ao montante de 500 euros.

O documento também define que nos casos de indivíduos ou famílias que, “de forma comprovada, através de declaração médica, têm dificuldade ou impossibilidade de gerar uma criança sem apoio médico, o Município de Lagoa poderá apoiar financeiramente até 35 % do tratamento de fertilidade, não podendo ultrapassar o valor máximo de 2.500 euros”.

LEIA TAMBÉM:

Futura sede da Junta de Portimão vai custar 1,2 milhões de euros

Duas ofertas de emprego para câmara algarvia

Veja onde vai estar a PSP com o radar

(Visited 371 times, 1 visits today)
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub
pub
pub