Projeto familiar produz vinho em Portimão

pub
pub
pub
pub

Um curso de jovem empresária frequentado pela esposa de Paulo Fonseca esteve na origem da produção de vinho que hoje se faz na zona da Penina, em Alvor, através da marca “Herdade dos Pimenteis”. Um negócio familiar que teve o seu início em 2004 e que até aos dias de hoje promete uma oferta cuidadosamente preparada servindo de embaixadora à mesa de quem visita a região.

Dezoito hectares de vinha que em 2006 conheceu, pela primeira vez, as mesas dos apreciadores da região algarvia e um pouco de todo o mundo através dos turistas que por cá passam férias. Este “é um vinho de qualidade, como todos os vinhos do Algarve”, refere Paulo Fonseca, produtor e gestor do projeto, acrescentando que “a restauração é, atualmente, o maior consumidor “.

A marca disponibiliza vários tipos de tintos, rosés e verdes de diversas castas, surgindo, a par com outros produtores, por volta de 2004, sendo a região, outrora, produtora de vinho, sem qualquer apoio técnico à produção.

A aprendizagem e os “segredos descobrem-se com a prática” lembra, sublinhando que “a enologia evoluiu bastante nos últimos tempos” tendo a engenharia alimentar revolucionado a qualidade da oferta que está em constante evolução.

Na fase inicial da produção, a questão da utilização das castas autóctones, como o caso da “Negra Mole”, não era corrente, sendo utilizadas as castas tradicionais, como a “Syrah” ou a “Trincadeira”, uma boa opção devido aos atuais hábitos dos consumidores. Na visão do produtor, “a casta Negra Mole é ótima para a produção de rosés, não permitindo obter a cor necessária para a produção do tinto”, optando por castas tradicionalmente utilizada na elaboração.

Esta é uma breve imagem da produção vitivinícola no Algarve, afirmando Paulo Fonseca de que “a atividade tem, ainda, uma rentabilidade baixa, assim como as restantes atividades agrícolas existentes”, sendo o vinho da região bastante acessível para a qualidade que oferece.

Um outro contratempo inerente à atividade é o facto de, com o passar do tempo, as videiras produzirem menos uva, mas de maior qualidade, o que, segundo o produtor, “complica o trabalho de elaboração pelo facto de se produzir menos litros de vinho”.

A produção, diz, “é preparada ao pormenor, sendo as dosagens cuidadosamente aplicadas e o produto final de ótima qualidade, distribuído por numerosos espaços comerciais, sejam restaurantes ou supermercados.”

A Herdade dos Pimenteis fica situada próximo da estrada da Penina, a caminho de Lagos.

LEIA TAMBÉM:

Futura sede da Junta de Portimão vai custar 1,2 milhões de euros

Duas ofertas de emprego para câmara algarvia

(Visited 144 times, 1 visits today)
pub
pub
pub
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub