Semana Europeia do Desporto tem encerramento nacional em Portimão

pub

A 5ª edição da Semana Europeia do Desporto (SED), que se assinala entre 23 e 30 de setembro, vai ter o encerramento a nível nacional em Portimão.

Destaque na programação para o Dia Paralímpico Municipal, agendado para a Marina de Portimão em 26 de setembro, com a disponibilização gratuita de oito modalidades, orientadas por técnicos especializados, que todos os interessados poderão experimentar entre as 10h00 e as 16h00. Andebol e basquetebol em cadeira de rodas, boccia, paracanoagem, paraciclismo, judo, ténis de mesa e vela são os desportos disponíveis, com o envolvimento presencial dos atletas Joana Santos (judo), Jorge Pina (atletismo), Luís Costa (paraciclismo) e Norberto Mourão (paracanoagem).  

A cerimónia de abertura tem início marcado para as 10h00, na presença do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, do presidente do Comité Paralímpico de Portugal, José Manuel Lourenço, e da presidente da Câmara Municipal de Portimão, Isilda Gomes.

Mas durante esta intensa semana, serão muitas as modalidades ao dispor dos munícipes, a quem bastará aparecer nos seguintes equipamentos desportivos: Complexo Desportivo de Portimão – yoga e fit power; Complexo Desportivo de Alvor – hidroginástica, natação livre e ténis; Complexo Desportivo da Mexilhoeira Grande – natação livre, circuito, fit power e natação de manutenção para adultos; ginásios da EB 2,3 Júdice Fialho e da EB 2,3 D. João II de Alvor – karaté.

Em termos competitivos, a Cidade Europeia do Desporto (CED 2019) recebe, entre 27 e 29 de setembro, um conjunto de provas, como são os casos da 13ª Taça “Vítor Hugo” da Liga Feminina de Basquetebol (Pavilhão da Escola da Bemposta e Pavilhão Gimnodesportivo de Portimão), o Campeonato Nacional de Vela Adaptada (Marina de Portimão), o Portimão Padel Open 2019 (Complexo Municipal de Ténis) e o Aquabike – Campeonato da Europa de Endurance (Praia da Rocha). 

Iniciativa também a merecer registo é o EMPOWER(U): Empowerment for Life & Sport, que decorrerá entre 23 e 27 de setembro na Pousada da Juventude e noutros locais de Portimão, com a participação de 40 adolescentes em representação de dez organizações de países europeus.

Em termos educativos, referência para as celebrações do Dia Europeu do Desporto na Escola, marcadas para 27 de setembro no Agrupamento de Escolas Júdice Fialho, por organização do CNAPEF – Conselho Nacional das Associações de Profissionais de Educação Física e Desporto, assim como o Dia Europeu do Professor de Educação Física, assinalado a 28 de setembro, através de um conjunto de atividade desportivas realizadas por e para estes profissionais, também sob organização do CNAPEF.

Da programação constam um passeio de barco pela costa, em que participará uma centena de professores, e a cerimónia de homenagem aos docentes de Educação Física portugueses, que terá lugar às 15h00 na Casa Manuel Teixeira Gomes. O Aguahotels Riverside receberá a partir das 21h00 a tertúlia aberta “A importância da Educação Física na Escola”.

No contexto da formação,realiza-se ao longo do dia 28 de setembro na Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes o Curso Nível I de Árbitros de Triatlo, organizado pela Federação Portuguesa de Triatlo Portugal e Associação de Árbitros de Triatlo de Portugal. 

Entre outras ações, também justifica referência o Dia do Desporto no Trabalho, marcado para 25 de setembro, em que as entidades públicas e privadas serão convidadas a promover atividades físicas e desportivas aos seus trabalhadores. Por seu turno, nos dias 28 e 29 de setembro a 3ª Grande Corrida de Carrinhos de Rolamentos da Mexilhoeira Grande irá atrair muita gente a esta típica localidade, que a assim revive uma prática muito comum das crianças e jovens de há algumas décadas.

 

LEIA TAMBÉM:

Câmara de Lagos vai dar apoio financeiro para pagamento de rendas

Quatro ofertas de emprego para câmara algarvia

Veja onde vai estar a PSP com o radar


OS NOSSOS VÍDEOS

(Visited 94 times, 1 visits today)
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub
pub