Economia

Os outros negócios do homem que quer faturar 100 milhões de euros

Partilhe a notícia
pub
pub
pub
pub

A fábrica Congelagos, através da qual pretende, no prazo de dois ou três anos, estar a faturar cerca de 100 milhões de euros, não é o único investimento do empresário Nuno Battaglia. A aquacultura é outra das áreas nas quais quer apostar em força.

Para já, diz, “fizemos um investimento importante na Ria de Alvor” e há outro em curso. Nos próximos tempos deverá concretizar mais projetos do género, uma vez que “o nosso objetivo é sermos a empresa de aquacultura de referência a nível nacional e termos 10 ou 20 pisciculturas e produzir, anualmente, entre 5 a 10 mil toneladas de peixe.”

Nuno Battaglia considera que “Portugal tem condições de excelência para a aquacultura, consegue produzir peixe muito semelhante ao de mar” e que essa vertente tem sido muito pouco desenvolvida, daí se justificando o seu interesse pelo setor.

Mas, apesar de, para já, estar essencialmente focado em negócios relacionados com a pesca e a aquacultura, não põe de lado a entrada noutras áreas. A sua ideia e dos seus sócios é “investir em negócios nos quais consigamos criar valor, que tenham recursos que estejam subaproveitados, que consigamos entender e que sejam positivos para o ambiente e para as comunidades em que estão envolvidos.”

Por exemplo, olha com interesse para a agricultura por considerar que está muito longe de atingir o potencial que tem, pelo que existirão, seguramente, muitos projetos que justifiquem investimento da sua parte.

O turismo que é, como se sabe, o setor económico predominante no Algarve e um dos que registam maior crescimento no país, está, igualmente, na sua mira. Para já, “investimos na compra de um terreno na zona da Ponta da Piedade, no concelho de Lagos, e apresentámos um projeto que vai ao encontro das preocupações e estratégia que a Câmara tem para aquela zona, que a mais visitado do concelho.”

Fora da região destaca o investimento feito no Comboio Presidencial, que tal como o próprio nome indica, transportava, em tempos idos, os presidentes portugueses. Entretanto, foi recuperado e colocado em funcionamento na linha do Douro. A sua ideia é massificar e “alavancar o negócio”, tornando a experiência financeiramente mais acessível aos bolsos de mais pessoas.

Paixão precoce pelos negócios

A paixão de Nuno Battaglia pelo empreendedorismo e os negócios surgiu muito cedo. Logo aos 15 anos, ele e o seu grande amigo e atual sócio Jorge Grave compraram um barco e um carro a meias para “não estarmos dependentes dos adultos” e baldavam-se muitas vezes à escola para ir à pesca. Depois e, apesar do ‘pormenor’ de não terem carta de condução, carregavam o peixe apanhado para o carro que adquiriram e iam vendê-lo a restaurantes de Lagos.

Essa experiência, garante, “ensinou-me muito” e dela retirou um conjunto de ensinamentos que lhe foram úteis ao longo da sua vida, no campo dos negócios.

Enquanto jovem “fui convertido à Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e, como é habitual naquela igreja, quando tinha 18 anos foi, durante 23 meses, em missão para os Estados Unidos.” Confessa ter ficado “muito inspirado pela educação norte-americana por aquilo que vi dos meus amigos missionários”, o que despertou em si uma enorme vontade de voltar àquele país. Isso acabaria de acontecer depois de cumprir o serviço militar obrigatório nos fuzileiros, durante 2 anos.

Foi no outro lado do Atlântico que acabou por conhecer aquela que viria a ser a sua esposa e se licenciou. Depois foi trabalhar para uma empresa cotada na Bolsa de Nova Iorque, na área dos investimentos, que se revelou “uma grande escola, fizemos muitos negócios internacionais, da Rússia à Indonésia, Japão, Venezuela e EUA em áreas diversificadas.”

Mais tarde haveria de se envolver na fundação de uma empresa, a HealthEquity, que, atualmente, está cotada na bolsa e a “revolucionar o setor da saúde nos EUA.”

Em 2014 voltou a Portugal, onde pretendia ficar durante apenas três meses, mas, entretanto, acabou por resolver avançar com a construção da Congelagos. Mas antes de arrancar fez questão de ir a Angola, onde se encontrava o seu velho amigo Jorge Grave, para convencê-lo a embarcar neste projeto.

Com o objetivo cumprido, os dois voltaram a ser sócios e, agora com outros meios e dimensão, dão continuidade ao negócio iniciado há dezenas de anos.

Leia também:

Este empresário quer faturar 100 milhões de euros por ano

Falência da Thomas Cook provoca prejuízos de “muitos milhões de euros” ao turismo algarvio

Ofertas de emprego para instituição

(Visited 1.034 times, 1 visits today)
pub
pub
pub
pub

EVENTOS NO ALGARVE