Saiba tudo sobre as futuras regras e preços do estacionamento automóvel em Portimão

pub

O projeto de novo regulamento das Zonas de Estacionamento Controlado em Portimão entrou, esta sexta-feira, em fase de consulta pública.

Durante 30 dias os interessados podem dar os seus contributos e sugestões. Isso pode ser feito para o endereço de correio eletrónico: geral@cm-portimao.pt.

Este documento fixa as regras a que vai ficar sujeito o estacionamento, bem como os valores a pagar.

Regra geral, nas artérias tarifadas passa a pagar-se 60 cêntimos de janeiro a maio e entre outubro e dezembro, subindo para 80 cêntimos de junho a setembro.

Na maior parte dos espaços, o regulamento fixa uma diminuição do número de horas durante as quais é necessário o pagamento.

Na zona denominada como A (centro da cidade, delimitada pelas ruas do Comércio, de Olivença e Francisco Dr. Francisco Sá Carneiro e Avenida São José de Deus)  só se vai ser obrigado a colocar 60 cêntimos por hora no parquímetro entre as 9h00 e as 18h00, de 2ª a 6ª feira (exceto feriados), na maior parte dos meses do ano, e de 80 cêntimos, nos meses de verão.

O mesmo se vai passar na Rua José António Marques (onde se situa a sede da EMARP), no Largo 1º de Dezembro e na Rua Serpa Pinto, com a diferença que, nestas duas últimas localizações, nos meses de verão, o período de pagamento obrigatório é das 9h00 às 24h00.

No Largo do Dique, de junho a setembro, o pagamento é exigido entre as 9 e as 24 horas. Nos restantes meses, o estacionamento é gratuito.

Zona ribeirinha é tarifada no verão

Uma das novidades deste regulamento é o facto das bolsas de estacionamento da Avenida Guarané (zona ribeirinha) passarem a ser tarifadas, mas apenas de junho a setembro, entre as 19h00 e as 24h00. Nesses períodos, os automobilistas que aí estacionem pagam 80 cêntimos por hora.

Na Marginal de Alvor vai passar a pagar-se 80 cêntimos por hora nos meses de verão, das 9h00 às 24h00. O mesmo se passa com a Praia da Rocha (Avenida Tomás Cabreira, Rua do Miradouro, Bolsa de Estacionamento da Praia dos Três Castelos, Estrada da Rocha e Bolsa de Estacionamento da Praia da Rocha).

Estas valores só passarão a estar em vigor após a aprovação final deste regulamento, mantendo-se até lá os que já existiam, com exceção do Largo do Dique (em que o estacionamento é gratuito) e a zona central em que, nesta altura, apenas é exigível o pagamento até às 17 horas.

Notícia relacionada: Neste parque já se pode estacionar à borla

 



 

Leia também:

Investimento de 155 mil euros no Portimão Arena

Empresa privada paga festa de fim de ano portimonense

Jamila Madeira puxa ex-presidente da Câmara de Lagoa para o Governo

(Visited 410 times, 1 visits today)
pub
pub
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev