Algarve recebe o XX Festival de Música Al-Mutamid

pub

Sete cidades algarvias (Lagoa, Vila Real de Santo António, Loulé, Albufeira, Silves, Lagos e Olhão) recebem o XX Festival de Música Al-Mutamid, que apresenta a música que durante séculos ecoou nos castelos, palácios, medinas e bazares de Al-Andalus.

A 20ª edição do certame terá início no próximo dia 24 de janeiro, com o grupo de música oriental Orontes Trio, no Convento de São José, em Lagoa.

Este festival irá prolongar-se até dia 22 de fevereiro, com o espetáculo de encerramento a cargo do projeto de música e dança oriental Sharq Wa Gharb (Marrocos / Espanha / Síria), que terá como cenário o Auditório Municipal de Albufeira.

O programa completo é o seguinte:

Dia 24, 21h30, Convento de São José, Lagoa, 21h30 e dia 25,  21h30, Centro Cultural António Aleixo, Vila Real de Sto. António – ORONTES TRIO (Músicas do Médio Oriente e Mediterrâneo oriental)

ORONTES é o nome de um rio que corre nos territórios do Líbano, Síria e Turquía. Este rio serviu de inspiração para um projeto musical, em formato trio, que percorre as sonoridades do Médio Oriente e Mediterrâneo oriental. É composto por Michel Gasco (Sarod e alaúde árabe), Alberto Centella (flautas) e Pancho Brañas: percussões orientais.

8 fevereiro, 21h30, Cine-Teatro Louletano: WAYAM ENSEMBLE (Músicas e danças do Médio Oriente)

WAYAM ENSEMBLE apresenta um programa de músicas e danças do Magrebe e Médio Oriente. Formado por quatro músicos provenientes de Marrocos e Síria, fazem-se acompanhar de uma bailarina de dança oriental que reflete através das suas danças o testemunho da herança de Al-Andaluz, e também por 2 bailarinos sírios, que interpretam magistralmente danças espirituais e folclóricas de estilo turco, egípcio e sírio.

É composto por: Nur Eddin (giro sufi + dança tanora), Mohamed Babli (giro sufi + dança tanora), Christina Prieto (dança oriental), Rabie Yacoubi (violino), Youssef Mezgheldi (kanun), Otman Yacoubi (voz e alaúde árabe) e Salah Eddin (darbouka, bendir e riq).

14 fevereiro, 21h30, Auditório Municipal de Olhão e dia 15 fevereiro, 21h30, Centro Cultural de Lagos – MUHSILWAN (Música e dança afro-árabe)

MUHSILWAN é um trio de músicos muçulmanos de raiz afro-árabe e com componentes naturais do continente africano: Muhammad el Bouzidi (Marrocos), Wafir Sheikheldin (Sudão) e Aboubakar Syla (Guiné Conacri). MUHSILWAN apresenta um espectáculo assente em temas tradicionais desses 3 países donde são originários, interpretados com instrumentos de enorme beleza visual e sonora. Este grupo faz-se acompanhar de uma bailarina de dança oriental e tribal afro-árabe.

É composto por: Muhammad el Bouzidi (voz e guembri), Wafir Sheikheldin (voz, oud árabe e nay), Aboubakar Syla (voz, ngoni, kora e cabaça) e Sonia Sampayo (dança oriental e tribal afro-árabe).

21 fevereiro, 21h30, Teatro Mascarenhas Gregório, Silves, e 22 fevereiro, 21h30 Auditório Municipal de Albufeira – SHARQ WA GHARB (Música e dança do Magrebe e Médio Oriente)

SHARQ WA GARB é um grupo de música e dança do Médio Oriente e Magrebe. É formado por músicos originários da Síria, Marrocos, França e Espanha. O repertório do grupo está baseado na música de países tão diversos como: Turquia, Egito, Marrocos, Síria… e na dança oriental que nos transporta ao longínquo oriente com os seus ritmos sensuais das cortes de califas e sultões. 

É composto por: Yousef El Hossini Harrak (voz e alaúde árabe), Vincent Molino (nay e mizmar), Salah Eddin (percussões árabes) e Sharay (dança oriental).

Leia também:

Estas ruas de Portimão e Alvor vão ser arranjadas

Veja onde vai estar a PSP com o radar

Três ofertas de emprego no Algarve

(Visited 198 times, 1 visits today)
pub
pub
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev