AutarquiasRegional

Câmara de Faro recebe Assembleia da Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2

Partilhe a notícia
pub
pub
pub
pub

O Município de Faro recebe amanhã, dia 20, no salão nobre da autarquia, uma reunião da Assembleia Geral da Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2 (AMREN2).

Constituída a 5 de novembro de 2016, a AMREN2 é composta atualmente por 33 dos 35 municípios – entre os quais Faro – atravessados pela EN2 e tem como principal objetivo o desenvolvimento turístico e a promoção económica e cultural dos concelhos que fazem parte da estrada mais longa da Europa e da terceira estrada mais extensa do Mundo (a seguir à rota 66 dos Estados Unidos e à Rota 40 da Argentina). 

Esta rota única liga o país em toda a sua longitude, com uma extensão de 739,260 quilómetros, de Chaves a Faro, e conta com um potencial inquestionável enquanto produto turístico, motivando assim os municípios ligados por esta rota a desenvolver ações conjuntas e enquadradas de organização e promoção dos recursos locais, de património edificado, paisagístico, imaterial, gastronómico, histórico e cultural. 

Com o intuito de registar e identificar o turista da Rota da EN2, a AMREN2 criou o Passaporte da Rota da Estrada Nacional 2. Este documento conta com identificação dos 35 municípios atravessados por esta mítica estrada, podendo ser carimbado em todos os concelhos, possibilitando ao utilizador a descoberta de várias experiências ao longo da rota e recordar a realização desta jornada após a sua conclusão.

Faro é o ponto de chegada desta rota turística, e tem sido parceiro de diversas ações de promoção como a distribuição gratuita de Passaportes e Guias da Rota da EN2 no Museu Municipal de Faro, na receção do edifício dos Paços do Concelho e no Posto de Turismo de Faro. Simultaneamente, o Município também se tem associado à promoção deste produto turístico em eventos como a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), a Feira Ibérica de Turismo da Guarda ou no acolhimento a viajantes que iniciam ou terminam a sua viagem pela EN2 em Faro. 

Entre outros assuntos, a ordem de trabalhos da AG da AMREN2 prevê a discussão das comemorações dos 75 anos de inscrição da N2 no Plano Rodoviário Português ou a representação da Rota da EN2 com um stand na BTL 2020, a maior plataforma de contactos em Portugal relacionada com turismo e que recebe anualmente mais de 70 mil pessoas.

Depois de, em 2019, o stand dedicado a esta rota ter sido distinguido pela organização com uma de cinco menções honrosas, a AMREN2 prepara um stand para a 2020 com 90 metros quadrados de área e sob o tema “Património na Estrada Nacional 2”.

Leia também:

Saiba em que obras a Câmara de Albufeira vai investir 150 milhões de euros

Câmara de Loulé quer ajudar 1.400 famílias a conseguir habitação digna

Veja onde vai estar a PSP com o radar

(Visited 94 times, 1 visits today)
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub
pub

EVENTOS NO ALGARVE