Portimão recebe mais um Março Jovem
É já na próxima 3ª feira, dia 3, que tem lugar a festa de abertura do 22º Março Jovem, iniciativa promovida pela Câmara de Portimão.
A cerimónia decorrerá a partir das 15 horas, na Escola Básica e Secundária da Bemposta, e contará com música, animação e a presença de muitos jovens que falarão sobre os projetos em que vão participar.
Despertar o espírito empreendedor associativo junto da juventude local vai ser uma das apostas da edição deste ano do Março Jovem, sobretudo com a realização, entre os dias 9 e 11, do evento “Associativismo & Empreendedorismo Juvenil”.
Haverá vários workshops ao longo destes três dias na Escola Profissional Gil Eanes de Portimão e nas Escolas Secundárias da Bemposta, Manuel Teixeira Gomes e Poeta António Aleixo, tendo como público-alvo as turmas dos 10º, 11º e 12º anos de escolaridade.
Principais eventos e iniciativas do Março Jovem:
– Dias Abertos em estabelecimentos de ensino, com sessões informativas, workshops e palestras que decorrerão ao longo do mês no polo local da Universidade do Algarve, na Escola Profissional Gil Eanes, no ISMAT – Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes e na DUAL Qualificação Profissional – Centro de Portimão.
– Eleição do Miss & Mister Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes (21h00 de 20 de março) e do Miss & Mister Escola Secundária Poeta António Aleixo (21h00 de 21 de março), ambas no Portimão Arena.
– Jam session no Café Concerto do Teatro Municipal de Portimão, com a participação de alunos de Jazz do estabelecimento escolar da Bemposta (dia 5, a partir das 19h00).
– Concurso Battle of the Bands, no Bar Marginália, com eliminatórias nos dias 6, 13 e 20, a partir das 22h00. A final decorrerá no mesmo espaço, a 27 de março. No dia 28, este bar acolhe o concerto “Tara Perdida 25 anos”, que revisitará os principais temas desta banda.
– Concerto de música de câmara e solistas, interpretado por elementos do Curso Profissional de Instrumentistas de Cordas e Teclas do Agrupamento de Escolas da Bemposta, na Casa Manuel Teixeira Gomes (12 de março, 19h00).
– 5ª edição do Ecos Arade – Encontro de Tunas, com a participação de algumas tunas académicas. Espetáculo agendado para o dia 14 de março no auditório da Universidade do Algarve – Polo de Portimão.
– Intervenção artística urbana da autoria de Gonçalo MAR pçode ser vista a partir de 4 de março.
– Workshop de cinema agendado para os dias 14 e 15 no Museu de Portimão.
– Light painting na Marina de Portimão, que constituirá um espaço livre à criatividade. Decorrerá no dia 27, a partir das 20h30.
– Espetáculo “(H)odisseia” pelo grupo de comediantes portimonenses Giletes D’Aço. Será levado à cena nos dias 28 (21h30) e 29 (16h00), no auditório do Museu de Portimão.
– Colheitas de sangue e registo de medula óssea nos dias 1, (Hospital de Portimão), 13 (Pavilhão Gimnodesportivo de Portimão) e 27 (Hospital de Portimão), por iniciativa da Associação de Dadores de Sangue do Barlavento do Algarve.
– Rastreios de VIH e hepatites virais com distribuição de material informativo e preventivo. Realiza-se na Praça da República, no dia 18, entre as 10h00 e as 17h00, e no Mercado da Avenida S. João de Deus, das 10h00 às 16h30. Ambas as ações decorrerão ao abrigo da campanha “Preservativa-te”, promovida pelo MAPS – Movimento de Apoio à Problemática da Sida.
– Palestras de Vânia Beliz, agendadas para o dia 20, a decorrer na Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes. A primeira destina-se a alunos das escolas profissionais e subordina-se ao tema “Educar para a Sexualidade, para quê?”, decorrendo entre as 10h30 e as 12h00, enquanto de tarde, entre as 15h00 e as 17h00, a matéria a tratar vai ser “Puberdade e Adolescência: O que querem e precisam saber os jovens?”, estando dirigida a agentes educativos, técnicos especializados e encarregados de educação.
– Sessões sobre comportamentos aditivos e violência agendadas para o dia 12 de março, no auditório do Museu de Portimão. São iniciativas destinadas a alunos do 3º Ciclo e do Ensino Secundário. O tema da manhã, “Os Herdeiros da Lua de Joana”, de Maria Teresa Maia Gonzalez, decorrerá a partir das 10h30, ao passo que a partir das 15h00 realiza-se a sessão “Marcas Violentas – Porque namorar não é magoar”, de David Carronha.
– Sessões de aprendizagem sobre a confeção de uma tiborna algarvia (dia 14) e instalação de hortas em varandas (dia 21), na Quinta Pedagógica de Portimã.
– Jogo de aventuras real Escape Room (dias 20 e 30 na Loja Ponto JA),.
– Ação de limpeza da Praia do Alemão (22 de março), no âmbito do Dia Mundial da Água, com recolha de lixo no areal e no mar, através de embarcação e mergulho.
– No último dia do mês, o desafio vai ser a participação, a partir das 15h30, num conjunto de desafios usando a aplicação Actionbound, com enigmas escondidos pela cidade de Portimão.
– Exposições: na Casa Manuel Teixeira Gomes, pode ser vista a mostra “CH2=CH2”, com fotografias de Rúben Caeiro; no Museu de Portimão há uma seleção fotográfica sobre o projeto Portimão – Cidade Europeia do Desporto 2019; no Posto de Turismo situado no edifício do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, podem ser apreciadas fotografias sobre o tema “Roteiro Turístico de Portimão”; no Mercado da Avenida S. João de Deus o tema “Desenhos a torto-e-a-direito” reúne trabalhos de alunos do concelho, subordinados aos Direitos da Infância e Juventude; na Junta de Freguesia de Portimão haverá a mostra fotográfica “Via Crucis”.
Leia também:
Foi assim o Carnaval em Portimão
Bebés nascidos em Lagoa garantem subsídios de 322 mil euros
Câmara de Loulé quer ajudar 1.400 famílias a conseguir habitação digna