Animação carnavalesca invadiu Ferragudo e Carvoeiro

Ferragudo e Carvoeiro foram, este ano, os palcos principais do Carnaval no concelho de Lagoa.

Em Ferragudo, durante a tarde de terça feira, foi possível apreciar quatro versões diferentes do Carnaval no mundo: o Entrudo Chocalheiro, o Carnaval com “Gigantones” e “Cabeçudos”, o Carnaval do Brasil e o Carnaval de Veneza.

O primeiro, o Carnaval dos caretos, é o mais genuíno Carnaval português, onde os homens da terra se disfarçam de demónios com cores aguerridas. Foi recentemente declarado pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade. 

A segunda versão do Carnaval desfilou ao ritmo de “Zés Pereiras” integrando bombos, caixas e gaita-de-foles, tão caraterísticos das romarias e cortejos do norte de Portugal. Já o Carnaval do Brasil, representado pelo samba, é o maior Carnaval do mundo. 

Por seu lado, o Carnaval de Veneza continua a ser considerado por muitos como um dos mais belos e antigos do mundo. Em Ferragudo mostraram-se as suas mais características máscaras e figurinos ao som de música alusiva.

Este Carnaval temático teve continuação no baile que a partir das 18.30h deste dia 25 de fevereiro vibrou ao «Som do Brasil», o grupo que tocou samba, marchas e frevos. 

Em Carvoeiro, o cortejo percorreu a baixa da vila e entrou na brincadeira concentrada no largo da praia. Neste Carnaval mais tradicional, a irreverencia carnavalesca desfilou com toda a sua alegria contagiando o muito público presente.

Os festejos carnavalescos de Ferragudo foram da responsabilidade do Município de Lagoa em parceria com a Junta de Freguesia e as associações locais.

Os de Carvoeiro foram assumidos pela a associação local Carvofestas, com o apoio da Câmara Municipal de Lagoa e da União de Freguesias de Lagoa e Carvoeiro.

LEIA TAMBÉM:

As cabines públicas de Portimão que salvam vidas

A polémica demissão do comandante dos Bombeiros de Lagos

Homem morre em despiste


OS NOSSOS VÍDEOS

(Visited 129 times, 1 visits today)
pub
ViladoBispo_Banner_Fev