Programa de férias em centros comunitários de Portimão

pub
pub

A Câmara de Portimão está a promover um programa de Férias de Verão nos Centros Comunitários do Pontal e da Cruz da Parteira para as crianças e jovens residentes nestes dois bairros camarários, possibilitando a ocupação dos seus tempos livres durante o período de paragem escolar. 

O programa das Férias de Verão pretende garantir o acesso a atividades educativas, ao mesmo tempo que vai ao encontro das necessidades das famílias abrangidas, que na sua maioria desempenham trabalhos sazonais, sendo imperativa a ocupação dos seus filhos. 

Esta resposta social vem, não só contribuir de forma lúdica e pedagógica para o desenvolvimento integral das crianças e dos jovens, entre os 5 e os 17 anos, estimulando os participantes para a descoberta das suas capacidades e potencialidades, como permite evitar simultaneamente os comportamentos de risco, através da ocupação saudável deste tempo de férias. 

Todas as atividades desenvolvidas cumprem as regras sanitárias determinadas pela Direção-Geral da Saúde, havendo oficinas multimédia, de interesses, de expressão plástica e de jardinagem e revitalização de espaços verdes. Também fazem parte das propostas os peddy-papers culturais, as dinâmicas desportivas juvenis, uma horta comunitária, a construção de e-books e a participação nos Kahoot! Games. 

Neste momento, frequentam as Férias de Verão no Centro Comunitário do Bairro Pontal dez crianças, com idades compreendidas entre os 11 e os 13 anos, ao passo que o Centro Comunitário Cruz da Parteira acolhe 20 crianças e jovens, com idades compreendidas entre os 6 e os 16 anos, em turnos diferentes.  

Este ano é a primeira vez que o Centro Comunitário do Pontal dinamiza um programa de Férias de Verão especificamente direcionadas para crianças, uma vez que no ano passado as atividades daquele equipamento municipal estavam direcionadas para idas à praia com grupos que incluíam idosos e crianças. 

O Centro Comunitário da Cruz da Parteira há muito que tem vindo a desempenhar um papel importante no acolhimento das crianças e jovens deste bairro em tempos de férias. Recentemente, este papel foi reforçado com o projeto (Re) Viver o Meu Bairro, sendo de registar que, mesmo em plena fase de confinamento devido à Covid-19, os técnicos deste programa asseguraram um acompanhamento escolar, o que constituiu uma assinalável mais valia para muitas crianças sem possibilidade de apoio familiar a este nível. 

O programa (Re) Viver o meu Bairro desenvolvido no Centro Comunitário da Cruz da Parteira tem uma importante intervenção junto da população mais jovem, envolvendo-a e ocupando-a, numa perspetiva dinâmica e construtiva, para que possa desenvolver atividades de encontro aos seus interesses pessoais e comunitários. Tem como principal objetivo a ocupação saudável dos seus tempos livres, prevenindo comportamentos desviantes e de risco, de que o projeto das Férias de Verão é um bom exemplo. 

LEIA TAMBÉM:

Covid-19: DGS regista mais 4 casos no Algarve

18 ofertas de emprego no Algarve

Operações de fiscalização com radar

(Visited 20 times, 1 visits today)
pub
pub
pub
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub