Faro já tem orçamento de 2021 aprovado

pub

A Assembleia Municipal de Faro aprovou a proposta de orçamento municipal para 2021 apresentada pela Câmara, que ascende a 51,1 milhões de euros.

Em comunicado, a Câmara local destaca que o reforço da capacidade de resposta à Covid-19 é um dos principais vetores deste documento previsional, com a afetação de uma verba provisória de 565.300 euros, destinada à atribuição de apoios, à aquisição de bens e serviços relacionados com as necessidades resultantes da pandemia, e ainda, para incentivo à economia local que se encontra já sob intensa pressão.

Este valor deverá ser reforçado aquando da revisão ao orçamento para incorporação do saldo da gerência, que se prevê que aconteça na Primavera de 2021.  

Outra vertente importante é o “valor recorde de aproximadamente 400 mil euros para apoio ao arrendamento das famílias carenciadas e para apoio a obras nas primeiras habitações”. A carga fiscal é desgravada, com menos 1,5 milhões de euros a ser pagos pelas famílias e pequenos negócios de Faro, por via da redução do IMI de 0,38% para 0,35% e da isenção de derrama para todas as empresas com faturação não superior a 150 mil euros.

No que diz respeito a obra, a autarquia espera que, ao longo do próximo ano, comecem a ser concretizadas intervenções como a da Mata do Liceu, Centro de Recolha Oficial de Animais, Alameda João de Deus e o Centro Cultural e Recreativo de Bordeira.

Para além destas, outras empreitadas significativas avançarão. São os casos da empreitada de remoção do amianto dos edifícios escolares cuja gestão reverteu para o município no âmbito da transferência de competências, no valor de 970.000 euros (financiamento da tutela); da requalificação da Rua Bento de Jesus Caraça e rotunda adjacente, em Montenegro (600.000 euros); da requalificação do Largo Pé da Cruz (337.980 euros) e, ainda, da elaboração do Eixo Central da Baixa, para cujo projeto estão alocados neste exercício 167.250 euros.

LEIA TAMBÉM:

Covid-19: Ponto de situação em Portimão (2 de dezembro)

Covid-19: Mais 74 casos no Algarve

Embarcação naufraga ao largo da Praia da Luz

(Visited 46 times, 1 visits today)
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub