Câmara de Lagoa denuncia abate de dezenas de árvores junto à costa
A Câmara de Lagoa informa ter manifestado a sua “indignação” junto das entidades competentes pelo facto de ser ter verificado o abate de largas dezenas de árvores de médio e grande porte junto à costa.
Em comunicado, a autarquia acrescenta que estas iniciativas, que têm vindo a tornar-se cada vez mais frequentes ao longo dos últimos anos, devem ter como motivação a procura de vistas diretas sobre o mar a partir das habitações localizadas naquelas zonas.
Os pinheiros são, aparentemente, as espécies mais visadas por estes abates, mas os serviços da autarquia têm observado que “não há espécies que estejam a salvo desta atitude deplorável”.
Os abates indevidos de árvores têm vindo a ser registados em vários locais do concelho de Lagoa, com particular incidência em Paraíso – Vale Currais, Algar Seco, Alfanzina – Vale Figueira, e perto do Leixão do Ladrão – Carvalho.
O Município já denunciou alguns dos casos identificados ao Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA / GNR), a entidade competente para fiscalizar e zelar pelo cumprimento da legislação florestal e encontra-se a preparar “novas formalizações de queixa sobre estes ilícitos ambientais”.
LEIA TAMBÉM:
Chef de restaurantes de luxo faz refeições para a população carenciada
Pandemia faz disparar pedidos de ajuda