Câmara de Silves lança Prémio Literário João de Deus

A Câmara Municipal de Silves escolhe o mês de maio para levar a efeito a sessão de apresentação da 1ª edição do Prémio Nacional Literário João de Deus I Poesia 2021.

Neste mês assinalam-se o Dia Mundial da Língua Portuguesa e o Dia do Autor Português, datas que o Município de Silves pretende destacar e valorizar no âmbito das suas competências no domínio da cultura.

A cerimónia terá lugar no próximo dia 22 de maio (Dia do Autor Português), pelas 10h00, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Silves (CMS).

O evento pretende não só afirmar Silves como a cidade berço da poesia arábico-andalusa, mas também como lugar de riquíssima diversidade cultural, detentor de uma extraordinária herança de paisagens literárias referenciadas em inúmeras obras de literatura portuguesa.

Ao instituir o Prémio Nacional João de Deus, a edilidade pretende honrar a memória deste insigne escritor nascido em São Bartolomeu de Messines, cuja obra representa um património da mais elevada importância para a cultura nacional e regional, sendo motivo de orgulho para todos os silvenses, assim como distinguir e divulgar a criação literária de autores com obra publicada em língua portuguesa.

O Prémio terá periodicidade bienal e destina-se a autores com idade superior a 18 anos, nacionais ou estrangeiros, a residir em Portugal, que apresentem obra editada em livro, em língua portuguesa,  e cuja primeira edição tenha ocorrido nos dois anos civis anteriores ao ano em que ocorre o concurso.

O prémio é atribuído, alternadamente, nos domínios de poesia e prosa. A primeira edição, será dedicado à poesia. Distinguirá apenas uma obra a concurso e não admite menções honrosas. Ao vencedor do concurso será atribuído o valor pecuniário de dez mil euros.

O júri para a 1ª Edição do Prémio será constituído por João Pedro Mésseder, Violante Magalhães e Catherine Dumas.

As candidaturas ao Prémio Nacional João de Deus I Poesia 2021 decorrem entre os dias 22 de Maio e 2 de julho de 2021.

O regulamento está disponível para consulta na página da autarquia: https://www.cm-silves.pt/pt/6702/regulamento-do-premio-nacional-joao-de-deus.aspx.

LEIA TAMBÉM:

Veja onde vai estar a PSP com o radar

As ‘guerras’ antigas do comércio portimonense

Cinco ofertas de emprego público

(Visited 20 times, 1 visits today)
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub