RegionalSociedade

Férias para jovens portimonenses com muitas atividades

Partilhe a notícia
pub
pub
pub

Entre os dias 12 de julho e 20 de agosto, as crianças e jovens residentes em Portimão, com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos, podem ocupar os seus tempos livres nas Férias de Verão 2021, projeto da Câmara Municipal que decorre durante esta paragem escolar.

Com um programa variado em atividades desportivas, culturais, lúdicas, educativas, aquáticas, de rio e de mar, o projeto contará com a participação de cerca de 2.500 crianças e jovens, distribuídas ao longo de seis semanas.

Disponíveis exclusivamente on-line em desporto.cm-portimao.pt a partir desta segunda-feira, 14 de junho, as inscrições têm um custo semanal de 15 euros, podendo ser feitas simultaneamente para várias semanas.  As vagas estão limitadas a 420 participantes por semana, distribuídos por 28 grupos de 15 crianças pelos diferentes núcleos. 

As Férias de Verão Portimão 2021 decorrem de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 13h30, e, para além da oportunidade que proporciona aos mais pequenos de brincarem, vivenciarem experiências diferentes e adquirirem hábitos de vida saudável, o programa visa também dar uma resposta efetiva aos encarregados de educação que já se encontram a trabalhar.  

A iniciativa decorre em todas as três freguesias do concelho, sendo as atividades desenvolvidas em 11 núcleos, nomeadamente:  Museu de Portimão; Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes; Quinta Pedagógica de Portimão; TEMPO – Teatro Municipal de Portimão; Área Desportiva da Praia da Rocha; Clube Naval de Portimão; Complexo Municipal de Ténis e Padel e Piscina Municipal de Portimão; Pavilhão Gimnodesportivo de Portimão; Pavilhão Desportivo de Boavista; Complexo Desportivo de Alvor; e Complexo Desportivo da Mexilhoeira Grande.

Propostas para todos os gostos

No núcleo do Museu de Portimão, a Oficina Educativa é dirigida a crianças dos 6 aos 12 anos e propõe aos participantes a exploração dos diferentes significados das cores nas diversas culturas, enquadrando-as na temática da interculturalidade, sob o mote da exposição “Somos todas as cores”, incentivando os participantes a conhecer conceitos como a identidade e a pertença, o pluralismo e a diversidade cultural.

Já no núcleo da Quinta Pedagógica, o programa oferece um conjunto de iniciativas, que privilegiará ateliês temáticos e atividades no meio da natureza, sempre em contacto com os animais daquele espaço rural em plena cidade, onde também vai ser possível praticar diversos ofícios tradicionais, em simultâneo com a educação alimentar e ambiental, destinando-se também a crianças dos 6 aos 12 anos.

No núcleo do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, as atividades vão focar-se no tema “Expressão dramática na educação da criança” e pretendem proporcionar às crianças, dos 6 aos 12 anos, a oportunidade de contactarem a arte dramática, através de fórmulas divertidas e criativas, aproveitando as faculdades naturais de cada um.

Por sua vez, o núcleo da Biblioteca Manuel Teixeira Gomes propõe seis histórias, uma por semana, a partir das quais se desenvolvem diferentes oficinas/atividades de leitura, teatro, dança, pintura, marionetas, reciclagem, moldagem, dobragem e jogos, entre outras propostas, também para crianças dos 6 aos 12 anos.

No que diz respeito às Férias Ativas, o projeto decorre em sete núcleos distintos, nomeadamente a Área Desportiva da Praia da Rocha, o Clube Naval de Portimão, ambos com atividades direcionadas para crianças com idades entre os 9 e os 12 anos, bem como o Complexo Municipal de Ténis e Padel e Piscina Municipal, o Pavilhão Gimnodesportivo de Portimão, o Pavilhão Desportivo da Boavista, o Complexo Desportivo de Alvor e o Complexo Desportivo da Mexilhoeira Grande, todos com atividades direcionadas às crianças dos 6 aos 12 anos.

Normas de higiene e segurança cumpridas

Devido à evolução favorável da situação pandémica resultante da Covid-19, as Férias Ativas apresentam uma oferta desportiva mais diversificada na edição deste ano. Por isso, as crianças poderão experimentar modalidades desportivas como ténis, natação, surf, body-board, vela, canoagem, dança, ginástica, hip-hop, futsal, basquetebol, andebol futebol americano, jogos de água, além de jogos de desenvolvimento das capacidades física e motora, entre outros desafios.

Todas as atividades envolvidas no projeto Férias de Verão 2021 seguem as recomendações emanadas pela Direção-Geral de Saúde e pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude, com vista a garantir as condições de higiene e segurança das crianças que irão frequentar as atividades.

Colaboram neste projeto municipal a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Portimão, o Clube de Ténis e Padel de Portimão, a Portinado, o Clube Naval de Portimão, o Portimão Surf Clube e o TIPO – Teatro Infantil de Portimão, sendo parceiros os Agrupamentos de Escolas da Bemposta e Poeta António Aleixo, além da Sand City.

Em caso de dúvidas no momento de inscrição, os interessados devem ligar para o telefone 282 470 813, disponível das 9h00 às 19h00, ou enviar email para desporto@cm-portimao.pt, podendo ser encontradas todas as informações sobre as Férias de Verão 2021 no site oficial do Município de Portimão.  

LEIA TAMBÉM:

Homem detido e mais de uma tonelada de droga apreendida

A vida fez-se para pedalar

Mulher detida por violência doméstica

(Visited 575 times, 1 visits today)
pub
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev

EVENTOS NO ALGARVE