RegionalSociedade

Formação para nadadores salvadores

Partilhe a notícia
pub
pub
pub

Decorreram no passado dia 7 de junho, as provas de admissão de candidatos ao curso de Nadadores Salvadores, promovido pelo Município de Albufeira em parceria com a Aquaform e com a garantia de qualidade formativa da 4EMES, uma das primeiras escolas certificadas pelo ISN – Instituto de Socorros a Náufragos, para a formação deste curso. Ao longo dos cinco últimos anos (2016- 2020), a 4EMES realizou já cerca de 140 cursos de nadador salvador, incidindo nas regiões Centro, grande Lisboa e sul do país.

O Município de Albufeira procedeu à divulgação deste curso, nomeadamente na Escola Secundária de Albufeira e espera ter bons resultado, ou seja, “bons profissionais de salvamento aquático nas nossas praias, pois fazem imensa falta”, refere o vereador responsável pela área das praias, Rogério Neto.

Aquele responsável afirma que “Albufeira tem já nadadores salvadores de grande profissionalismo, mas não são os suficientes, pois as horas extraordinárias não devem ser uma prática numa atividade que exige uma excelente preparação física e mental”. Os futuros formandos têm que ter mais do que 18 anos de idade e perfil adequado, físico e psíquico, atestado por um médico.

A formação prática em Piscina será nas Piscinas Municipais de Albufeira e a vertente teórica terá lugar na Escola Secundária de Albufeira.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, espera que diversos jovens sejam aceites nesta formação, habilitando-se ao curso de Nadador Salvador, “que é um curso certificado e reconhecido pelo Instituto de Socorros a Náufragos para prestar serviço em piscinas públicas, praias concessionadas e outros locais com práticas aquáticas com a obrigatoriedade de vigilância. Somos um concelho de mar, propício a esta formação e estes profissionais fazem muita falta e nós temos esperança de poder contar com os novos formados ainda na presente época balnear”.

Estes cursos têm uma elevada taxa de empregabilidade, pelo que são uma excelente saída profissional para os jovens que, através deste curso de nadador salvador, têm a possibilidade de trabalhar não apenas em períodos sazonais, mas cada vez mais ao longo de todo o ano.

Em Albufeira, o curso tem o seu início na próxima segunda-feira, dia 14.

LEIA TAMBÉM:

Homem detido e mais de uma tonelada de droga apreendida

A vida fez-se para pedalar

Mulher detida por violência doméstica

(Visited 103 times, 1 visits today)
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub
pub
pub

EVENTOS NO ALGARVE