Incêndio desenvolve-se em duas frentes

10h20 – Incêndio considerado dominado. Todas as informações disponíveis aqui.

21h30 – Com a chegada da noite, os operacionais que combatem o incêndio que deflagrou no concelho de Monchique e alastrou ao de Portimão ficaram sem apoio aéreo. No entanto, é esperado um reforço de 150 bombeiros que se vão juntar aos 353 que se encontram no terreno. A humidade que se fará sentir ao longo da madrugada, bem como a diminuição do calor são vistas como janelas de oportunidade para tentar controlar e extinguir as chamas.

19h53 – O comandante diz que o incêndio está a desenvolver-se em duas frentes, “uma mais direcionada para a serra de Monchique, numa frente que evolui para norte/oeste, não existindo nas imediações situações de maior preocupação, em termos de habitações e atividade humana.”

A frente Sul/Este “desenvolve-se em áreas em que há aglomerados populacionais mais vulneráveis” e que por isso causa maiores preocupações e para onde estão destacados mais meios.

Richard Marques diz que tudo tem sido feito para proteger as vidas humanas. No terreno “também estão instaladas as condições necessárias para dar assistência aos animais de companhia”.

19h45 – O comandante Richard Marques faz o ponto de situação. Diz que, no total, foram evacuadas cerca de três dezenas de pessoas, no sítio da Pereira, concelho de Portimão as quais foram encaminhadas para o Portimão Arena.

No terreno encontram-se, nesta altura, “317 operacionais no terreno, 97 veículos, estão a operar ainda 7 meios aéreos – 4 aviões e 3 helicópteros. Estão 6 máquinas de rasto a operar, mas já com a mobilização de máquinas de reforço”.

19h06 – Em declarações à SIC Notícias, o presidente da Câmara de Monchique, Rui André, diz que a informação que tem é que apesar das chamas terem estado muito perto de habitações, nenhuma terá sido destruída. No entanto, confirma que algumas estruturas de apoio agrícola e barracas de madeira terão ardido.

18h52 – A CM TV noticia que um dos bombeiros que combatem o fogo sofreu ferimentos ligeiros.

18h31 – O Comando Regional de Emergência e Proteção Civil (CREPC) do Algarve, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, informa que um ponto de situação sobre o combate ao incêndio vai ser feito pelas 19h30.

18h27 – Nesta altura há 315 operacionais a combater as chamas, com o apoio de 95 meios terrestres e 9 meios aéreos.

18h13 – “O vento forte e sem direção constante que se faz sentir tem dificultado o combate ao incêndio” refere a presidente da Câmara de Portimão, Isilda Gomes, em declarações à SIC Notícias. A autarca adianta que algumas das pessoas que saíram de casas que se encontravam na linha do fogo foram levadas para o Portimão Arena.

18h00 – Algumas viaturas foram destruídas pelo fogo, que ameaça casas.

16h50 – O incêndio já lavra no concelho de Portimão. A GNR tem vindo a evacuar as casas em risco de ficarem na linha do fogo.

15h55 – Mais um meio aéreo foi chamado. Passam a ser 9 os que apoiam os bombeiros.

15h45 – O incêndio evolui para sul em direção ao concelho de Portimão.

15h30 – O tempo quente, algum vento que se faz sentir e a dificuldade de acessos são alguns dos principais obstáculos ao trabalho dos bombeiros, o que leva a que os meios de combate ao incêndio continuem a ser reforçados. De acordo com a Proteção Civil são 215 os operacionais que se encontram no terreno, apoiados por 64 meios terrestres e 8 meios aéreos.

14h46 – Continuam a chegar mais meios ao terreno. A combater as chamas encontram-se, nesta altura, 110 operacionais apoiados por 28 viaturas e sete meios aéreos.

14h18 – Um incêndio deflagrou pouco antes das 13h30 numa zona de mato de Marmelete, no concelho de Monchique. Nesta altura há 87 operacionais de diversas corporações de bombeiros do Algarve a combater as chamas, apoiados por 21 viaturas e sete meios aéreos.

(Foto de arquivo)

LEIA TAMBÉM:

Ofertas de emprego para a Universidade do Algarve

“Desta vez é para ganhar”

Jovens de Portimão em campanha por mais espaços verdes nas cidades

(Visited 10.345 times, 1 visits today)
pub
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub