RegionalSociedade

Covid-19: As novas regras

Partilhe a notícia
pub
pub
pub

(Notícia em atualização)

O Governo decidiu hoje, em reunião do Conselho de Ministros, aliviar as restrições a que o país está sujeito,

Uma das mais relevantes é opção de acabar com limitações concelhias, passando todas as regras a ter um âmbito nacional. António Costa justificou, há instantes, essa decisão, em boa medida, pelo aumento do número de pessoas vacinadas.

São, também, eliminadas as restrições, em termos de horários do comércio, restauração e espetáculos que atualmente existem, passando a ser as 2 horas da madrugada a hora limite de encerramento.

Vai, igualmente, ser intensificada a obrigatoriedade de ter certificado digital ou teste negativo que serão necessários para a realização de viagens aéreas ou marítimas, entrada em estabelecimentos turísticos e de alojamento local, em restaurantes no interior ao fim de semana e feriados, em eventos culturais, desportivos ou corporativos com mais de 1.000 pessoas (em ambiente aberto) ou 500 (em ambiente fechado) e casamentos e batizados com mais de 10 pessoas.

O 1º ministro anunciou a implementação de três fases de desconfinamento, sendo que a primeira tem início a partir já do próximo domingo. Algumas das medidas que se aplicam são as seguintes: Fim da limitação horária na via pública; Os eventos desportivos passam a ter público; O limite da ocupação nos espaços culturais passa a ser de 66% e a ocupação máxima nos casamento e batizados de 50%; O teletrabalho deixa de ser obrigatório e passa a ser recomendado. Nesta fase, os bares e discotecas continuam encerrados e mantém-se a proibição de realização de festas e romarias populares.

A 2ª fase deverá avançar em setembro, deixando nessa altura de ser obrigatória a utilização de máscara na via pública. A taxa de ocupação nos eventos culturais, casamentos e batizados sobe para 75%, deixa de ser necessária a marcação prévia para atendimento em serviços públicos e de haver limite de lotação nos transportes públicos.

A 3ª fase terá início em outubro, altura em que 85% da população já deverá ter recebido as duas doses da vacina. É nesta fase que irão abrir os bares e discotecas.

LEIA TAMBÉM:

Detido por tráfico de droga

O humor de ‘aço’ de quatro jovens portimonense

GNR apreende 450 sacos de alfarrobas roubadas

(Visited 512 times, 1 visits today)
pub
pub
pub
pub

EVENTOS NO ALGARVE