Cultura

Espetáculo e lançamento de livro em Porches

Partilhe a notícia
pub
pub
pub
pub

Esta sexta-feira, 20 de agosto, pelas 20h30, é celebrada a passagem do 735º aniversário sobre a data em que o rei D. Dinis concedeu foral a Porches, com um conjunto de atividades a realizar no Adro da Igreja Matriz daquela freguesia.

Porches celebra esta data com a receção de público ao som do músico Adelino Aderneira, do lançamento do livro «Porches com História», da autoria de Fernando Santos Graça, e com o espetáculo EL LAFF, que interpreta músicas e danças de al-Andalus, e que pretende recordar a herança islâmica que deixou marcas notáveis um pouco por todo o Algarve, e em particular, no concelho de Lagoa.

Este espetáculo está simultaneamente inserido na programação do XXI Festival de Música Al-Mutamid.

D. Dinis promoveu Porches a sede de concelho e concedeu-lhe Foral em 20 de agosto de 1286, sendo denominada por Castrum Porches; esta designação de Castro é habitualmente aplicada a povoações muralhadas de origem céltica ou pré-romana.

O texto do Foral de Porches dá uma ideia precisa das múltiplas atividades em que esta comunidade ocupava os seus dias: na agricultura, na pesca, na caça à baleia, nas salinas, nos fornos de olaria, nos ofícios de carpinteiro e de sapateiro, entre outros.

Os lugares são limitados e serão integralmente cumpridas todas as normas sanitárias e de segurança definidas pela Direção Geral de Saúde.

LEIA TAMBÉM:

Mais de seis centenas de combeiros combatem incêndio

Quinze ofertas de emprego para a Câmara de Portimão

Na estrada com os Xutos & Pontapés

(Visited 65 times, 1 visits today)
pub
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub

EVENTOS NO ALGARVE