Nada de novo em Lagos: PS arranca mais uma maioria absoluta

pub
pub

Em Lagos, as eleições autárquicas deste domingo acabaram por converter-se num ‘passeio’ para o PS, que voltou a não dar hipótese aos seus adversários políticos e garantiu mais uma maioria absoluta.

Desta forma, Hugo Pereira, que substituiu no cargo a anterior presidente, Joaquina Matos, quando foi eleita para a Assembleia da República, tem condições para desenvolver o seu projeto, ao longo do próximo mandato, sem problemas de maior.

Os resultados para a Câmara foram os seguintes neste concelho: PS – 5.528 votos (53,4% – 5 mandatos); PSD – 1.334 (12,9% – 1 vereador); CDU – 941 (9,1% – 1 eleito); CHEGA – 799 (7,7%); Coligação Lagos com Futuro (Nós, Cidadãos e Aliança) – 783 (7,5%); PAN – 332 (3,2%) e CDS – 95 (0,9%).

Foram, ainda, registados 367 votos brancos (3,5%) e 160 nulos (1,5%). Estavam recenseados 24.774 eleitores neste concelho, mas apenas 10.339 (41,7) foram votar. Isso significa que a taxa de abstenção de abstenção foi de 58,3%.

Para além do PS, um dos ‘vencedores’ da noite foi a CDU que recuperou o vereador que tinha perdido em 2017.

Também na Assembleia Municipal, o PS conseguiu maioria absoluta, devendo a presidente daquele órgão passar a ser Joaquina Matos, que, nestas eleições, substituiu o ‘habitual’ cabeça-de-lista socialista àquele órgão, Paulo Morgado. O PS passa a ter 12 eleitos contra 9 de toda a oposição (PSD: 3; CDU: 2; Coligação Lagos com Futuro: 2; CHEGA: 1 e Bloco: 1). Na prática, a vantagem ‘rosa’ até é mais expressiva, uma vez que os presidentes de Junta têm, por inerência, assento e direito de voto na Assembleia e todos eles são socialistas.

Na assembleia da freguesia mais populosa do concelho, a de São Gonçalo de Lagos, o PS passa a contar com 8 elementos, enquanto o total de eleitos da população é de apenas 5 (2 do PSD e um de cada uma das seguintes candidaturas: CDU, Chega e Coligação Lagos com Futuro).

Na freguesia da Luz, os mandatos foram distribuídos da seguinte forma: PS – 6; PSD – 2 e CDU – 1.

Quanto a Odiáxere, os resultados eleitorais tiveram como consequência o seguinte quadro político: PS – 6; Coligação Lagos com Futuro – 1; PSD – 1 e CDU – 1.

Por fim, no que diz respeito à União das Freguesias de Bensafrim e Barão de S. João, para não variar, os socialistas obtiveram mais uma maioria absoluta. Elegeram 5 elementos, contra 3 da Coligação Lagos com Futuro e um do PSD.

Confira aqui os resultados em todos os concelhos algarvios.

LEIA TAMBÉM:

Veja como votaram os algarvios

Isilda Gomes conquista maioria absoluta em Portimão

Luís Encarnação dá ‘goleada’ a Francisco Martins

(Visited 181 times, 1 visits today)
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub

pub

pub

pub