Cultura

Igreja de Portimão recebe 14º Festival de Órgão do Algarve

Partilhe a notícia
pub
pub
pub
pub

O concerto de arranque do 14º Festival de Órgão do Algarve tem lugar no dia 5 de novembro na Igreja Matriz de Portimão, com o organista António Esteireiro e o Coral Adágio interpretando a peça “Magnificat”, do compositor João Rodrigues Esteves. 

O organista António Esteireiro, convidado regular dos principais ciclos de concertos e festivais de órgão nacionais, já se apresentou a solo em vários eventos europeus, no México e no Brasil, lecionando no Instituto Gregoriano e na Escola Superior de Música de Lisboa as disciplinas de Órgão e Improvisação. 

A programação para o concerto de abertura, que pode ser consultada no seguinte endereço eletrónico: https://heyzine.com/flip-book/9743b8d09d.html, conta ainda com a participação do Coral Adágio, sob a direção de António Pereira. 

Fundado em Portimão no ano de 1989, o Grupo Coral Adágio inclui no repertório peças musicais da Renascença à atualidade, da polifonia sacra aos espirituais negros, passando pela música popular, portuguesa e de outros países. 

Do percurso do agrupamento destacam-se deslocações aos Açores (1998), Itália (2000), Holanda e Alemanha (2002), Espanha (2002 e 2009), atuações em diversos programas de rádio (RDP) e televisão (RTP), bem como a interpretação de missas e óperas de relevo, tendo realizado concertos com a Orquestra do Algarve e a Orquestra do Norte. 

Sob direção artística do maestro António Alves Alferes Pereira, natural de Portimão, o Coral Adágio gravou em 2008 o primeiro CD exclusivo, intitulado “(L)atitudes”, tendo sido agraciado com a Medalha de Mérito Municipal graus bronze (2002) e prata (2008) pela edilidade local. 

Quanto ao órgão de tubos da Igreja Matriz, restaurado há três anos, está preparado para mais uma edição do certame, que tem como objetivo continuar a conquistar público novo para usufruir de música para órgão, cativar munícipes para a preservação de instrumentos que são património cultural, divulgar música portuguesa e erudita e espalhar pela região o entusiasmo pelos órgãos históricos. 

A 14ª edição do Festival de Órgão do Algarve contempla nove concertos entre 5 e 28 de novembro, distribuídos por seis órgãos históricos do Algarve existentes em igrejas de Faro, Boliqueime, Tavira e Portimão, iniciando-se todos os espetáculos às 21h00, com entrada livre e sem a necessidade de reserva prévia.

LEIA TAMBÉM:

Morte em praia algarvia

Saiba quem passa a mandar no quê na Câmara de Portimão

14 ofertas de emprego

(Visited 55 times, 1 visits today)
pub
pub
pub

EVENTOS NO ALGARVE