Economia

Lagoa é dos municípios do país com melhor desempenho financeiro

Partilhe a notícia
pub
pub
pub

Lagoa ficou no segundo lugar do ranking da lista dos concelhos de média dimensão (entre 20 mil a 100 mil habitantes) de todo o país, no que diz respeito à eficácia e eficiência financeira, e no quarto lugar entre os concelhos de grande, média e pequena dimensão, segundo o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, que acaba de ser apresentado.

Lagoa destaca-se, ainda, como o município com melhor índice de divida total, entre todos os municípios portugueses, bem como o terceiro município com a maior independência financeira na lista geral que integra concelhos de todas as dimensões.

O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, referente ao ano de 2020, atribui a pontuação mais elevada ao concelho de Abrantes, com 1497 pontos, seguido de Santa Maria da Feira, com 1475 pontos, em terceiro lugar aparece Sintra, com 1469 pontos, e em quarto lugar Lagoa, com 1467 pontos, como melhores municípios na lista geral que integra concelhos de todas as dimensões.

Este documento, que acaba de ser publicado, apresenta uma análise económica e financeira das contas dos 308 municípios relativas ao exercício económico de 2020. O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2020 resulta de um trabalho em equipa que envolve dois centros de investigação onde estão integrados os autores: o Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade (CICF) do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) e o Centro de Investigação em Ciência Política (CICP) da Universidade do Minho.

“Este resultado é o espelho da gestão rigorosa das finanças da autarquia, que tem vindo a ser realizada por este executivo. Alcançar o 2º lugar no ranking de concelhos de média dimensão, bem como o primeiro lugar como o município com melhor índice de divida total, entre todos os municípios portugueses, bem como o terceiro município com a maior independência financeira, num ano difícil como o de 2020, devido à covid-19, tendo havido um grande investimento na proteção da população, só pode ser um motivo de orgulho para todos os Lagoenses” considera Luís Encarnação, Presidente da Câmara Municipal de Lagoa. 

LEIA TAMBÉM:

Câmara de Portimão baixa taxas de IMI

Parques infantis intervencionados em Lagoa

Oferta de emprego para Câmara algarvia

EVENTOS NO ALGARVE