Igreja recuperada

A Igreja da Nossa Senhora da Assunção, em Giões, no concelho de Alcoutim, foi reaberta no passado  domingo, após a conclusão de obras de restauro dos altares e pintura da cobertura da Capela Mor. 

O evento iniciou-se com a Missa de Acão de Graças, presidida pelo Bispo do Algarve, seguindo-se da sessão solene, com intervenção das entidades envolvidas no processo e no financiamento da empreitada. 

Com o objetivo de reabilitar o património, respeitando e defendendo a memória das  nossas raízes, a Paróquia de Giões submeteu uma candidatura em 2017 ao sub programa 2, no âmbito do Programa de Equipamentos de Utilização Colectiva.

A candidatura então aprovada, permitiu em 10 de fevereiro 2019 inaugurar a 1ª fase que  incidiu na reparação da cobertura e na estabilização de problemas estruturais. 

Em agosto 2019, graças ao apoio da Associação Grito da Alegria, foi possível recuperar dois altares laterais, dedicados a Nossa Senhora de Fátima e a São Pedro. 

Todo este processo levou à presentação de uma nova candidatura, e nova aprovação no mesmo sub-programa, que permitiu a recuperação do restante: Reparação e Pintura alusiva a N. Sra Assunção, padroeira de Giões, existente na  Cobertura da Capela Mor, século XVIII; Altar Principal e os 2 Altares laterais (Cristo  Crucificado e N. Sra das Neves). 

O investimento das várias empreitadas, agora concluídas foi de € 156.635,00, tendo as  mesmas sido apoiadas pelo Estado Português, o Município de Alcoutim, a Junta de  Freguesia de Giões, a Associação Grito da Alegria, pela Diocese do Algarve e outras  entidades e particulares. 

LEIA TAMBÉM:

Três feridos em acidentes em Portimão

Sete ofertas de emprego para câmara algarvia

Presidente da Câmara de Lagoa reivindica mais uma Unidade de Saúde Familiar para o concelho

(Visited 108 times, 1 visits today)
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub
pub