Portimão recebe seminário sobre saúde mental

pub

No próximo dia 28 de abril, o TEMPO – Teatro Municipal de Portimão vai ser palco do seminário “A Saúde Mental e a Escola”, destinado a docentes, técnicos especializados e pais/encarregados de educação.

Fazem parte do painel de oradores especialistas nacionais em diversos temas relacionados com esta área, como são os casos de Pedro Morgado, Gina Tomé, Carla Fernandes, Ana Vasconcelos e Nuno Lobo Antunes.

A sessão de abertura está marcada para as 9h30 e contará com a presença da presidente da Câmara Municipal de Portimão, Isilda Gomes, do delegado regional de Educação do Algarve, Alexandre Lima, e da diretora do Centro de Formação de Associação de Escolas de Portimão e Monchique, Isabel Rodrigues.

Seguir-se-á o primeiro painel, sob o mote “A Saúde Mental, Social e Educacional – Que impacto?”, no qual Carla Fernandes, vogal da Delegação do Sul da Ordem dos Psicólogos Portugueses abordará o papel dos psicólogos/as na promoção da saúde mental nas escolas, enquanto Gina Tomé, professora adjunta do ISCE e psicóloga clínica e da saúde, com a especialidade avançada de psicoterapias e psicologia, falará sobre a promoção da saúde mental em contexto escolar e o papel da formação de professores, a que se seguirá a intervenção do neuropediatra Nuno Lobo Antunes, que abordará o tema  “Autismo e Sociedade”.

O segundo painel, marcado para as 14h00, vai debruçar-se sobre a saúde mental na comunidade educativa e inclui as intervenções de Pedro Morgado, professor associado de Psiquiatria e Comunicação Clínica na Escola de Medicina da Universidade do Minho, que focará a sua intervenção na saúde mental e gestão do stress na comunidade docente, antes de a pedopsiquiatra Ana Vasconcelos falar sobre o tópico “Que Saúde mental? Reflexões de uma Pedopsiquiatra”.

O debate com os intervenientes no seminário está agendado para as 16h00 e encerrará os trabalhos, constituindo um momento privilegiado para a partilha de saberes e conhecimentos, no sentido de estimular a desejada operacionalização de práticas e estratégias promotoras de uma educação para todos.

A participação é gratuita, mas de inscrição obrigatória aqui.

LEIA TAMBÉM:

Comédia do Boa Esperança vai ‘virar’ filme

Os eventos que pode ver em Lagos

Presidente da Câmara de Lagoa reivindica mais uma Unidade de Saúde Familiar para o concelho

(Visited 54 times, 1 visits today)
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub