Associação farense lança concurso de fotografia

pub

A Faro 1540 – Associação de Defesa e Promoção do Património Ambiental e Cultural de Faro instituiu, no passado dia 10 de junho, o Prémio de Fotografia Hélder de Azevedo.

Através desta iniciativa pretende a associação estimular a criatividade, fomentando o gosto pela fotografia como meio de comunicação visual e como forma de expressão artística, promovendo a observação, a descoberta, a revelação do Património Ambiental e Cultural do Concelho e Faro e da Região, contribuindo para a reforço da identidade patrimonial, cultural e ambiental, homenageando uma das principais figuras do panorama artístico algarvio Hélder Cavaco de Azevedo.

O Prémio de Fotografia Hélder de Azevedo é de inscrição gratuita e está aberto à comunidade em geral maiores de 16 anos, de qualquer nacionalidade, pretendendo atribuir anualmente, aos melhores trabalhos de fotografia.

No ano de 2022 o tema escolhido pela Direção da Associação FARO 1540 é a Ria Formosa, um Património a Preservar, tendo sido definidas quatro categorias: A Ria e as suas Gentes; Biodiversidade da Ria; Entre a Ria e a Cidade e À descoberta da Ria.

As inscrições podem ser feitas a partir desta segunda-feira, dia 13 de junho, até dia 30 de setembro. Para mais informações, devem os interessados consultar o regulamento e respetivos formulários de inscrição na página Facebook da Associação FARO 1540 – https://www.facebook.com/f1540.

Hélder Cavaco Azevedo (1922-2001), homem versátil e multifacetado que, com elevado sentido cívico e pelo olhar de uma lente, retratou o modo de vida Algarvio, projetando para o mundo a memória material e imaterial de um povo.

Ao longo da sua carreira realizou milhares de registo fotográficos, cobertura de acontecimentos sociais, documentando, de forma exaustiva e quase diária, os gestos, os rituais de grupos, expressões individuais, as atitudes e compromisso de toda uma população, histórias de ciclos de vidas, e de gerações que, como as marés, chegavam e partiam de Faro.

Segundo Paulo de Oliveira Botelho, Presidente da Direção da FARO 1540 “Com a instituição do Prémio de Fotografia Hélder de Azevedo pretendemos perpetuar a memória deste grande farense e a sua paixão pela fotografia, com o objetivo de promover o património ambiental e cultural de Faro e do Algarve através da arte da fotografia.”


OS NOSSOS VÍDEOS



OS NOSSOS VÍDEOS



OS NOSSOS VÍDEOS



OS NOSSOS VÍDEOS


LEIA TAMBÉM:

Jovem ferida em despiste em Portimão

Dois feridos em acidente com mota de água

Ana Moura atua em Lagoa

(Visited 39 times, 1 visits today)
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub
pub