Dias da Percussão regressam a Portimão

pub

Entre 9 e 11 de setembro próximo, a cidade de Portimão recebe a 2ª Edição do festival DPP – Dias da Percussão Portimão 2022 (DPP’22), evento que reunirá percussionistas de renome nacional e internacional, contando com concertos, desfiles, masterclasses e oficinas, durante três dias intensos, onde a qualidade e versatilidade será o foco da programação.

Esta edição trará a Portimão artistas como Simantra Grupo de Percussão & Luís Figueiredo (Portugal), Vincent Houdijk (vibrafone, Países Baixos), Eixo do Jazz Ensemble (Portugal), Bomboémia (percussão luso-brasileira, Portugal) e os músicos convidados Tiago Manuel Soares (adufe, Portugal), Iago Fernández (bateria, Galiza) e Sérgio Almeida (percussão africana, Portugal).

A proposta de DPP’22 é o diálogo entre os artistas residentes na região algarvia, nomeadamente os alunos do Curso integrado de Música e do Curso Instrumentista de Jazz do Agrupamento de Escolas da Bemposta e AGP – Algarve Grupo de Percussão Contemporânea, estendendo esta partilha ao público em geral, residentes e visitantes.

Do programa deste ano fazem parte a realização de três concertos com uma programação variada ligada ao mundo da percussão: música tradicional, jazz e contemporânea. Destaque para a encomenda musical do DPP’22 ao compositor Luís Figueiredo (arranjo musical “Amar pelos Dois”, Eurovisão 2017), que estreará uma obra para Piano, Adufe e Ensemble de Percussão, com Tiago Manuel Soares e Simantra Grupo de Percussão, assim como a apresentação pública da residência artística do holandês Vincent Houdijk (Academy of Music and Performing Arts, Tilburg, Países Baixos) com um concerto que é resultado da residência artística com o AGP – Algarve Grupo de Percussão Contemporânea.

Para além dos concertos, o DPP’22 promove uma conversa online como mote pré-evento, sob o tema Percussão Contemporânea em Portugal: Criação, Programação, Mediação. A conversa será mediada pela direção artística do festival, tendo a participação dos artistas do festival e programadores convidados, como Tiago Ferreira (FIPA – North Percussion Festival) e Diana Ferreira (FIP – Festival Itinerante de Percussão).

Numa perspectiva pedagógica e de envolvimento directo com a comunidade, o festival traz também uma oferta formativa para público infantojuvenil com duas masterclasses: Vincent Houdijk (“The Inner Ear”, vibrafone) e Iago Fernández (Bateria), assim como três oficinas de percussão com os músicos Tiago Manuel Soares (adufe e trancanholas), Simantra Grupo de Percussão (percussão com lixo reciclado) e Sérgio Almeida (percussão africana).

O tom mais festivo e descontraído está assegurado com a realização de uma jam session na Sociedade Vencedora Portimonense no dia de arranque do festival, em colaboração com O Eixo do Jazz Ensemble, o Curso Integrado de Música e o Curso Instrumentista de Jazz do Agrupamento de Escolas da Bemposta.

E ainda, a rematar esta ampla oferta, duas acções de sensibilização em formato de desfile em espaço público com os Bomboémia (Grupo de Percussão da Universidade do Minho) que retornam a Portimão para encher de cor, som e ritmo as ruas da cidade.

DPP’22 projetar-se-á em rede na cidade de Portimão e em constante articulação com as potencialidades dos equipamentos públicos, entre os quais Grande Auditório e Black Box do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, Auditório do Museu de Portimão, Jardim 1º de Dezembro, Sociedade Vencedora Portimonense, e em diálogo com o espaço público: Centro Histórico de Portimão, Zona Ribeirinha, Jardim 1º de Dezembro e Centro de Alvor, que serão palcos dos desfiles.


O Paraíso à distância de 300 degraus



Viaduto vai eliminar passagem de nível de Portimão



Portimão quer construção de nova ponte



As loucas corridas de carrinhos de rolamentos



Recanto 'secreto' de Portimão



Águia recuperada volta a voar



Passadiços de Alvor: Caminhar entre a ria e o mar



A beleza natural de João D'Arens


LEIA TAMBÉM:

Três praias de Portimão vão crescer entre 20 a 40 metros

Os eventos que pode ver ao longo da semana (15 a 21 de agosto)

Toda a programação do Festival F

(Visited 122 times, 1 visits today)
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev