RegionalSociedadeVídeos

O regresso e as novidades da FATACIL

Partilhe a notícia
pub
pub
pub

Depois de dois anos de ‘férias’ forçadas por causa da pandemia, a FATACIL está de regresso.

O presidente da Câmara de Lagoa, Luís Encarnação, garantiu na sessão de abertura do certame, que decorreu esta sexta-feira, que “é a maior edição de sempre”, pelo menos em termos de área, uma vez que “aumentámos a capacidade do recinto”.

Tal circunstância permitiu que o palco principal fosse colocado numa outra localização, com isso ficando disponível mais espaço para as autênticas multidões que todas as noites fazem questão de ver as vedetas musicais convidadas.

Outra novidade é a instalação de um segundo palco, “onde atuarão artistas de Lagoa e do Algarve ao fim da tarde e à hora dos jantar”. No primeiro dia, por aí passaram o Rancho Folclórico do Calvário e o Grupo de Folclore de Faro. Mas o grande concerto inaugural ficou a cargo dos Expensive Soul.

O convidado ‘especial’ da sessão de abertura foi o ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, que elogiou a forma como as empresas têm conseguido dar a volta aos problemas que resultaram de dois anos de quase reclusão absoluta devido à Covid-19.

Destacou, sobretudo, o setor do turismo, que tem dado “uma resposta assinalável ” à crise, tudo levando a crer que vamos ultrapassar as receitas obtidas em 2019, o melhor ano de sempre deste setor.

Mas nem tudo são rosas. Ainda a pandemia não tinha abalado e já estávamos a enfrentar uma guerra, que, a juntar à elevada inflação e aumento das taxas de juros, poderá levar a que em 2023 os problemas voltem em força, pois “é muito provável que vamos ter uma recessão na Europa”, previu o governante.

Já a pensar nesse cenário, António Costa Silva garantiu que o Governo vai avançar com vários programas que visam a dinamização da economia, devendo anunciar, já em setembro, “um novo pacote de ajuda às famílias e às empresas”.

Este sábado, o grande destaque da FATACIL vai para a atuação dos Gipsy Kings by Diego Baliardo, a partir das 22h30. No palco secundário vão atuar o DJ Alexandre Ramos acompanhado pelo saxofonista Luís Raposo (18h00/19h30) e o grupo Brasa Doirada (20h30/22h00).

A animação de rua é assegurada pelos Al-Fanfare e Next Combo e no picadeiro haverá um espetáculo equestre com a participação de Lá Pattat Stunt Show (21h20).

LEIA TAMBÉM:

Três praias de Portimão vão crescer entre 20 a 40 metros

Os eventos que pode ver ao longo da semana (15 a 21 de agosto)

Toda a programação do Festival F

(Visited 402 times, 1 visits today)
pub
pub
pub

EVENTOS NO ALGARVE