Vai ser assim a Festa do Banho 29 em Lagos

Em Lagos festeja-se hoje, segunda-feira, a Festa do Banho 29.

As iniciativas começaram logo pela manhã com a recriação histórica realizada pelo Centro de Estudos de Lagos, ao longo da Avenida dos Descobrimentos e Praia da Batata, um verdadeiro reviver dos tempos em que a população se deslocava do campo para o mar para o tradicional banho, acompanhados de verdadeiras iguarias da gastronomia regional.

Mas é a partir das 19h00 que a festa ‘aquece’, no Cais da Solaria, com aulas de zumba, comes e bebes, animação circulante, o concurso de trajes de banho antigos e um dos pontos altos da noite, o concerto de João Pedro Pais.

A Câmara de Lagos informa que a rede do transporte urbano A ONDA será gratuita das 18h00 às 24h00, sendo que a linha Amarela (Luz) passará pela Escola Tecnopolis, local onde quem queira ir para a festa pode deixar a sua viatura.

O trânsito automóvel estará encerrado na Avenida dos Descobrimentos, entre o posto da BP e o quartel dos Bombeiros Voluntários de Lagos, das 21h00 à 01h00.

O Banho 29 será igualmente festejado na Praia da Luz num evento organizado pelo Clube Recreativo, Cultural e Desportivo Luzense com o apoio da autarquia. Neste local, haverá música para todos os gostos, com a presença de três palcos na mesma noite: Palco Sunset no Miradouro da Fortaleza (DJ Grod, The Protons e DJ Toy), Palco Tradicional na Avenida dos Pescadores (Ricardo Glória, Humberto Silva, Cláudio Rosário e DJ TobyOne) e Palco Praia (DJ Rythm, Dub Pistols Band e DJ China).

Para regressar da Praia da Luz, o município disponibilizará, gratuitamente, transporte com partida em frente ao supermercado SPAR (Luz) nos seguintes horários: 1h00, 1h30, 2h00 e 2h30, com paragem em Lagos – Escola Tecnopolis e Escola das Naus.

Diz a tradição e o folclore que o banho de 29 de agosto espanta os demónios e vale por vinte e nove banhos. Quer seja proveniente de épocas muito antigas e ligadas aos ritos de fim do verão, quer resultantes da herança árabe, o costume mantém-se nos dias de hoje, assim como a festa em torno desta tradição.

LEIA TAMBÉM:

Campus universitário de Portimão deverá custar mais de 7 milhões de euros

Autódromo e Universidade do Algarve unem-se para criar um polo tecnológico em Portimão

Oito ofertas de emprego público

……………….
VÍDEO EM DESTAQUE
Polo Tecnológico do Autódromo do Algarve vai avançar

(Visited 621 times, 1 visits today)
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev