Quem se dedica à pesca lúdica apeada no Barlavento perde dinheiro

A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) apresentou um estudo sobre a pesca lúdica, dividido por 12 áreas do País.

No caso do Barlavento algarvio (com exceção da Costa Vicentina), o estudo revela que os pescadores lúdicos apeados acabam por ter ‘prejuízo’ económico com esta atividade.

A pesca apeada tem um saldo negativo de 1,8 milhões de euros (4,4 milhões de euros de receita teórica e 6,2 milhões de euros de gastos)”, segundo consta do documento. Pelo contrário, “a pesca embarcada e a pesca submarina geram saldos positivos de 1,5 milhões euros e 673 mil euros, respetivamente”.

De acordo com o estudo (aqui), as capturas no Barlavento algarvio “estão estimadas em cerca de 682 toneladas, das quais 49,6% em pesca apeada e 39,1% em pesca embarcada”, enquanto a “pesca submarina representa 11,3% das capturas”. É ainda revelado que “os cefalopodes, o sargo e a dourada são as espécies mais pescadas na zona, estimando-se que as capturas sejam de 204, 116 e 104 toneladas, respetivamente”.

O impacto económico e social da pesca lúdica “é relevante na sua dupla vertente”. Em termos de receita teórica para as família, “o peixe capturado, valorizado a preço de mercado, tem um valor aproximado de 7,8 milhões de euros”, enquanto o “exercício da pesca representa gastos em torno de 7,5 milhões de euros”. As deslocações em terra e em mar “representam a maior fatia destes gastos com 2,7 milhões de euros, mas os consumíveis são muito relevantes representando 3,4 milhões de euros”.

Destaque ainda para as elevadas “capturas de sargo e dourada”. No entanto, metade dos pescadores lúdicos do Barlavento algarvio revelam que, “nos últimos anos, as capturas têm vindo a diminuir”, o que deve levar “à adoção de medidas de gestão”. Para o sargo, “sugere-se a implementação de um período de defeso nos meses de fevereiro e março e para a dourada a implementação de período de defeso durante a época de reprodução (outono/inverno)”.

Leia também: Três feridos em acidentes no concelho de Portimão

……………….
VÍDEO EM DESTAQUE

Despiste aparatoso em Portimão

Assista aqui a todos os nossos vídeos

LEIA TAMBÉM:

Quatro feridos em colisão entre duas viaturas em Portimão

Os eventos que vão animar Portimão nos primeiros meses de 2023

Os eventos que vamos ter no Algarve em janeiro

(Visited 1.398 times, 6 visits today)
pub
ViladoBispo_Banner_Fev