Concelho de Lagoa comemora os 250 anos da sua criação

O concelho de Lagoa celebrou, na passada segunda-feira, dia 16 de janeiro, os 250 anos da sua criação.

O dia ficou marcado por um conjunto de iniciativas, começando pelo hastear da bandeira junto ao edifício da Câmara Municipal de Lagoa, numa cerimónia levada a cabo ao som do hino da alegria e hasteada pelo funcionário mais antigo, em funções, do município de Lagoa.

Depois foi dado início à pintura de um mural, na lateral do edifício da Câmara Municipal, alusivo às comemorações dos 250 anos da criação do concelho de Lagoa. Posteriormente, foi apresentado e colocado online o novo portal do município.

Durante todo o dia realizou-se uma arruada pelo concelho, com a banda “Tocá Rufar”, acompanhada por um porta estandarte levado por cidadãos em representação das associações do concelho e da sociedade civil.

A arruada teve início pelas 09h15 junto ao edifício principal da Câmara Municipal, saindo para as ruas de Lagoa, tendo passado por Porches, Praia do Carvoeiro, Estômbar, Mexilhoeira da Carregação, Parchal e Ferragudo. 

Este desfile pelo concelho terminou junto ao Auditório Municipal Carlos do Carmo, em Lagoa, local onde decorreu a Cerimónia de Abertura das Comemorações dos 250 Anos da Criação do Concelho de Lagoa 1773-2023.

O evento contou com grande participação da população e também de autarcas de diversas outras câmaras municipais da região e de responsáveis de organismos regionais. Depois das intervenções dos presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal, Luís Encarnação e Águas da Cruz, respetivamente, e da apresentação de um vídeo comemorativo da data, ao palco subiu o fadista Marco Rodrigues, para recordar as canções de Carlos do Carmo.

Foi, assim, dado o ‘pontapé de saída’ para um programa composto por muitas iniciativas e eventos, que vão desenvolver-se ao longo do ano.

Entre eles, destaque para a realização do 1º Concurso Internacional de Guitarra Cidade de Lagoa, que tem o nome de um grande instrumentista do concelho, José Gregório (31 de março a 2 de abril); a apresentação de colheita de um novo vinho em edição especial comemorativa dos 250 anos de criação do concelho (19 de abril); a recriação da Festa da Família Agrária (28 de maio) e um espetáculo multimédia comemorativo dos 250 anos do concelho (1 de julho).

Leia também: Três feridos em acidentes no concelho de Portimão

……………….
VÍDEO EM DESTAQUE

Despiste aparatoso em Portimão

Assista aqui a todos os nossos vídeos

LEIA TAMBÉM:

Quatro feridos em colisão entre duas viaturas em Portimão

Os eventos que vão animar Portimão nos primeiros meses de 2023

Os eventos que vamos ter no Algarve em janeiro

(Visited 52 times, 2 visits today)
pub
ViladoBispo_Banner_Fev