Concurso com prémio de 12 mil euros para escritores

Está lançada mais uma edição do Grande Prémio de Crónica e Dispersos Literários APE/C.M. de Loulé. 

Criado em 2016, ao abrigo de um acordo de entendimento celebrado entre a Associação Portuguesa de Escritores, entidade promotora, e o Município de Loulé, o patrocinador, este prémio visa distinguir a crónica, um género ainda pouco valorizado mas que ao longo dos anos tem vindo a ganhar destaque, sobretudo devido à publicação de textos na imprensa.

A iniciativa destina-se a galardoar anualmente uma obra em Português, de autor português, publicada em livro e em primeira edição, no ano anterior ao da sua entrega, nos domínios da crónica e dos dispersos literários reunidos em volume. Ou seja, esta 8ª edição reporta-se a obras publicadas no ano de 2022. 

As obras deverão ser enviadas ao júri (Rua de S. Domingos à Lapa, 17 – 1200-832 Lisboa) até dia 10 de fevereiro. Os três elementos que compõem o júri disporão de trinta dias para deliberar, seguindo-se o anúncio do vencedor. A entrega do Grande Prémio ao autor galardoado ocorrerá numa cerimónia integrada no programa comemorativo do Dia do Município, que este ano acontece a 18 de maio.

Ao vencedor será atribuído o valor pecuniário de 12 mil euros. 

Recorde-se que já venceram este Grande Prémio importantes nomes da Literatura Portuguesa como José Tolentino Mendonça (“Que coisa são as nuvens”), Rui Cardoso Martins (Levante-se o Réu) Mário Cláudio (“A Alma Vagueante”), Pedro Mexia (“Lá Fora”), Mário de Carvalho (“O que eu ouvi na barrica das maçãs”) e Lídia Jorge (“Em Todos os Sentidos”). No ano transato, foi a vez escritor luso-angolano José Eduardo Agualusa ter recebido o prémio, atribuído ao livro “O Mais Belo Fim do Mundo”.

Leia também: Três feridos em acidentes no concelho de Portimão

……………….
VÍDEO EM DESTAQUE

Despiste aparatoso em Portimão

Assista aqui a todos os nossos vídeos

LEIA TAMBÉM:

Quatro feridos em colisão entre duas viaturas em Portimão

Os eventos que vão animar Portimão nos primeiros meses de 2023

Os eventos que vamos ter no Algarve em janeiro

(Visited 67 times, 1 visits today)
pub
ViladoBispo_Banner_Fev