Olhão na direção das “Cidades Inteligente”

O Município de Olhão passou a fazer parte da direção da Secção de Municípios “Cidades Inteligentes” da Associação Nacional de Municípios Portugueses.

A reunião da estrutura, que decorreu em Coimbra, e em que o município olhanense esteve representado pelo vice-presidente, Ricardo Calé, abordou temas como a Cimeira dos Autarcas, ou a representação portuguesa na Feira Mundial das Smart Cities.

Em cima da mesa esteve, também, a Smart Tour, um périplo que irá percorrer diversos municípios e comunidades intermunicipais de todo o país, para que os autarcas se possam inteirar e partilhar as boas práticas desenvolvidas em território nacional nesta matéria.

No final do encontro, Ricardo Calé mostrou-se satisfeito com o resultado dos trabalhos: “a transição digital é, porventura, o desígnio maior desta geração, e é fulcral colocar a tecnologia ao serviço da qualidade de vida nas cidades, fazendo, inclusivamente, uso dos fundos comunitários disponibilizados para esta área. Em Olhão, esse trabalho tem vindo a ser feito, no sentido de usar a tecnologia para tornar a nossa cidade cada vez mais amiga das pessoas”.

A União Europeia define a Smart Cities (Cidades Inteligentes) como “um conjunto de sistemas e de pessoas que interagem de forma inteligente, usando energia, materiais, serviços e recursos de forma sustentável”.

Em traços gerais, pode dizer-se que as cidades inteligentes são aquelas que investem em tecnologia para melhorar a gestão autárquica e proporcionar aos seus cidadãos uma melhor qualidade de vida e sustentabilidade dos espaços.

A forte concentração da população nas cidades coloca um conjunto de desafios à gestão autárquica, nomeadamente no que respeita à poluição, circulação automóvel, habitação ou acesso a serviços.

Em Olhão, são exemplos destas medidas a criação da Plataforma de Gestão de Ocorrências (https://ocorrencias.cm-olhao.pt/), a implementação da mobilidade leve na cidade, a videovigilância, a disponibilização de wifi gratuito em diversas zonas da cidade, ou a modernização da iluminação pública através do recurso a iluminação LED com telemetria.

O Município encontra-se, já a trabalhar na implementação de estacionamento inteligente, bem como da utilização de inteligência artificial para otimizar as rotas de recolha de resíduos urbanos.

Leia também: Três feridos em acidentes no concelho de Portimão

……………….
VÍDEO EM DESTAQUE

Despiste aparatoso em Portimão

Assista aqui a todos os nossos vídeos

LEIA TAMBÉM:

Quatro feridos em colisão entre duas viaturas em Portimão

Os eventos que vão animar Portimão nos primeiros meses de 2023

Os eventos que vamos ter no Algarve em janeiro

(Visited 27 times, 1 visits today)
pub
ViladoBispo_Banner_Fev