Antiga cadeia de Portimão renasceu transformada em moderna Escola de Hotelaria e Turismo (com vídeo)

Assista ao vídeo da inauguração aqui

As novas instalações da Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão (EHTP) foram inauguradas esta segunda-feira, dia 23 de janeiro.

Situadas junto ao estádio do Portimonense resultam de uma profunda intervenção no edifício que, em tempos, funcionou como estabelecimento prisional da cidade.

O imóvel conta com 8 salas de aula equipadas com a mais recente tecnologia, 2 cozinhas de aplicação com equipamentos topo de gama, um auditório com capacidade para 140 pessoas, laboratório com cozinhas individuais e ainda um bar e um restaurante abertos ao público.

No decorrer da sessão, António Furtado, presidente da ESTAMO, a empresa pública responsável pela obra, destacou o facto de “não ter havido derrapagens financeiras”, tendo sido possível cumprir o valor inicialmente previsto, de cerca de 2,2 milhões de euros, bem como o prazo previsto de conclusão da empreitada, de 10 meses.

A presidente da Câmara de Portimão, Isilda Gomes, confessou estar a viver “um dia muito feliz”, uma vez que foi, finalmente, concretizado o “sonho” que começou desenhar-se em 2016. A autarca frisou que, num concelho e numa região que vive do turismo, “é muito importante ter boas condições de formação de profissionais do setor”.

A cerimónia contou com a presença do ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, que se mostrou muito satisfeito por, em 2022, o setor do turismo já ter recuperado dos problemas provocados pela pandemia, tendo conseguido uma faturação 20% superior à de 2019, o ano em que tinha batido recordes. Nesse ano “recebemos 27 milhões de hóspedes no país e as receitas foram de 18,4 mil milhões de euros”. Em 2022 “terminámos o ano com 22 mil milhões de euros, o que é absolutamente extraordinário”, referiu o governante.

Mas a sua ambição é que Portugal se torne no líder mundial no setor e, para que isso aconteça, defendeu ser essencial investir na edução e na formação dos profissionais do turismo e sendo, portanto, muito importante a obra inaugurada em Portimão, que vem permitir melhorar as condições daquela escola.

Isso mesmo foi assumido pelo diretor da EHTP, Pedro Moreira, que garantiu que “as novas condições físicas e materiais de que agora dispomos acrescentam dignidade, facilitam a formação técnica e permitem-nos explorar novas tipologias de formação, novas abordagens pedagógicas e alcançar públicos e parceiros diferentes”.

Este responsável referiu que, para além de dar aulas aos jovens que querem entrar na hotelaria, aquela instituição também dá formação aos que já estão integrados no setor.

Entre diversas outras personalidades também marcaram presença nesta sessão, o secretário de Estado do Turismo, Nuno Fazenda; o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, José Apolinário.

Leia também: Pescadores lúdicos têm lucro de quase 5 milhões de euros na Costa Vicentina

LEIA TAMBÉM:

Pescadores lúdicos têm lucro de quase 5 milhões de euros na Costa Vicentina

15 ofertas de emprego público

Os concertos que vamos poder ver no Algarve

(Visited 125 times, 1 visits today)
pub
ViladoBispo_Banner_Fev