REN oferece viatura à Câmara de Loulé para reforço da defesa da floresta contra incêndios

pub
pub
Booking.com

A REN – Redes Energéticas Nacionais entregou uma viatura à Câmara Municipal de Loulé, para ser utilizada pelos serviços de Proteção Civil da Autarquia.

O presidente da Câmara local, Vítor Aleixo, referiu, ao receber o veículo que “esta iniciativa permitirá reforçar a frota municipal de meios de vigilância e proteção da floresta contra incêndios, robustecendo o dispositivo existente e a resposta em termos preventivos”.

Esta viatura irá, assim, ajudar as equipas operacionais e técnicas do Serviço Municipal de Proteção Civil de Loulé no desenvolvimento das tarefas de prevenção, planeamento, preparação, sensibilização/formação, vigilância, primeira intervenção/rescaldo, no apoio ao programa “Aldeia Segura Pessoas Seguras” e no projeto “Condomínio da Aldeia”, entre outras ações no âmbito da Defesa da Floresta Contra Incêndios.

Para João Gaspar, responsável pela área de Redes Sustentáveis e Servidões, a doação desta viatura mostra “a importância do trabalho de proximidade com as equipas de proteção civil das autarquias, ainda para mais num concelho onde existem infraestruturas da REN”. “Este trabalho não se realiza apenas na época crítica: a REN tem um plano de prevenção articulado com as autoridades competentes durante todo o ano, como a limpeza dos corredores de transporte de energia, que aumentam a resiliência aos incêndios rurais das nossas infraestruturas e dos territórios onde as mesmas se encontram implantadas, criando oportunidades de combate de Bombeiros e Equipas de Proteção Civil”, referiu ainda. 

Em 2022, no concelho de Loulé, a REN limpou 147,70 hectares em redor dos seus corredores de transporte de energia.

Desde 2009, e através de uma estreita parceria com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e os municípios na defesa da floresta contra incêndios, a REN atribuiu 89 veículos a várias instituições, entre corporações de bombeiros e equipas de prevenção de incêndios das autarquias. 

A nível nacional, a REN tem quase 10 mil quilómetros (cerca de 35 mil hectares) de faixas de servidões de linhas elétricas e gasodutos, sendo que mais de 66% destas (23 mil hectares) estão inseridas em espaços florestais. Nos últimos cinco anos, a REN efetuou a gestão da vegetação em mais de 38 mil hectares (9 mil hectares em 2021), tendo rearborizado mais de 3,6 mil hectares nas áreas de servidão desde 2010. 

Em 2022, e durante toda a época de incêndios, a REN teve em operação seis equipas de prevenção e vigilância, disponíveis 24 horas/dia, 7 dias por semana. Estas equipas estão equipadas com equipamento de primeira intervenção, que lhes permite fazer uma primeira intervenção de combate aos focos de incêndio.

Leia também: Pescadores lúdicos têm lucro de quase 5 milhões de euros na Costa Vicentina

……………….
VÍDEO EM DESTAQUE

Despiste aparatoso em Portimão

Assista aqui a todos os nossos vídeos

LEIA TAMBÉM:

Pescadores lúdicos têm lucro de quase 5 milhões de euros na Costa Vicentina

15 ofertas de emprego público

Os concertos que vamos poder ver no Algarve

(Visited 35 times, 1 visits today)
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub
Booking.com

EVENTOS NO ALGARVE