Albufeira investe mais de 12 milhões de euros em dois equipamentos sociais
A Câmara de Albufeira avançou com duas importantes obras de cariz social – o Lar, Apoio Domiciliário e Centro de Dia das Fontainhas e a nova Unidade de Cuidados Continuados da Guia -, que representam um investimento superior milhões de euros.
No que respeita ao Lar, Apoio Domiciliário e Centro de Dia das Fontainhas, a obra custa 8,2 milhões de euros, tendo sido já assinado o auto de consignação para a sua execução, depois de obtido o visto do Tribunal de Contas. O lançamento da primeira pedra vai acontecer ainda este mês.
Este novo equipamento social dará resposta a 131 utentes (Lar: 61; apoio domiciliário: 20 e o Centro de Dia: 50 utentes).
“Queremos acreditar que esta nova estrutura de apoio à população sénior de Albufeira esteja concluída no final de 2025”, refere José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal. E acrescenta que esta é uma aposta no “envelhecimento sustentável”.
Em relação à nova Unidade de Cuidados Continuados da Guia, já teve lugar o lançamento da primeira pedra, estando a obra orçada em mais de 4 milhões de euros. O prazo de execução é de 510 dias.
O equipamento irá disponibilizar 20 quartos, dos quais 12 duplos, 4 individuais e 4 triplos, com uma capacidade de internamento para 40 pessoas, a que acresce mais 20 pessoas em Centro de Dia.
“O objetivo consiste em apoiar a convalescença e a recuperação das pessoas que se encontram em situação de dependência, daí a existência de valências como a terapia da fala, fisioterapia e outras terapias que ajudam a prolongar a vida com alguma qualidade. Mais que uma infraestrutura de recuperação, este é um equipamento vocacionado para a promoção da vida e a reintegração de pessoas dependentes de cuidados”, diz José Carlos Rolo.


À descoberta dos segredos da vila mais alta do Algarve
Assista aqui a todos os nossos vídeos