Os eventos que animam o Algarve ao longo da semana (10 a 16 de fevereiro)
(Artigo em permanente atualização)
Confira a agenda dos eventos, iniciativas e concertos que vão animar a região algarvia ao longo da semana.
10 de fevereiro, segunda:
LAGOA: Conversas em Família – Sessões sobre a Infância, na Biblioteca Municipal (17h00). Participação gratuita mas sujeita a inscrição, aqui.
12 de fevereiro, quarta:
LAGOA: Inauguração da exposição de desenho e pintura “Divino Mestre”, de Francisco Assunção, na Galeria Manuela Vale, situada na Escola de Artes Mestre Fernando Rodrigues (17h30). A mostra pode ser visitada até 28 de março.
13 de fevereiro, quinta:
LAGOA/FERRAGUDO: A associação cultural Ideias do Levante promove o concerto “Fados & Canções Portuguesas”, com Carla Pontes (soprano), Tiago Morna (guitarra portuguesa) e Tiago Valentim (guitarra clássica) na Igreja Matriz de Ferragudo (19h00). Saiba mais aqui.
LOULÉ: Espetáculo de dança “RE.SET a metaphor for my queer emancipation”, de Be Dias, no Cineteatro Louletano. Os bilhetes custam 8 euros e podem ser adquiridos aqui.
FARO: Arranque do 8º Festival Internacional de Guitarra de Faro, com as atuações de Laura Young, Inês Sousa e o Pascal Duo no Auditório da Escola João de Deus – Liceu (17h30) e de Roberto Fabbri e Fabio Macera com a “Nylon and Strings Experience”, no Museu Regional do Algarve, a partir das 18h30.
13 a 16 de fevereiro, quinta a domingo:
SILVES: Fim de semana com Sabor a Laranja em Silves. Saiba mais aqui.
14 de fevereiro, sexta:
LAGOS: Espetáculo de dança “Não é Amor” no Centro Cultural de Lagos (21h30). Os bilhetes custam 8 euros e estão disponíveis aqui.
SILVES: Concerto da fadista Carminho, no arranque da Mostra Silves Capital da Laranja.
FARO: Atuações do Opus Duo e Eduardo Ramos Trio no Club Farense, integradas no 8º Festival Internacional de Guitarra de Faro (18h30).
FARO: “O Tempo das Andorinhas – Cantigas de dor de corno”, com Manuel João Vieira, no Teatro Lethes (21h00). Os bilhetes custam 10 euros e podem ser adquiridos aqui.
FARO: Espetáculo “Quis saber quem sou”, no Teatro das Figuras (21h00). Os bilhetes custam 10 euros e estão à venda aqui.
14 a 16 de fevereiro, sexta a domingo:
PORTIMÃO: O Autódromo Internacional do Algarve recebe a competição de resistência “Gulf 6 Horas”.
15 de fevereiro, sábado:
PORTIMÃO/MEXILHOEIRA GRANDE: Campeonato Territorial de Ginástica Rítmica – 2ª Divisão, Torneio de Preparação da 1ª Divisão e Encontro de Ginástica Rítmica de Benjamins, Infantis e Conjuntos, no Pavilhão da Escola José Sobral da Mexilhoeira Grande.
PORTIMÃO: A Biblioteca Municipal de Portimão recebe a apresentação do livro “A Ciência das Coisas”, de Bernardo Albuquerque Nogueira, complementada por uma oficina de experiências (16h00).
PORTIMÃO: Peça de teatro infantil “A Cigarra e a Formiga, em tecido e cartão”, no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão (16h00). Os bilhetes custam 5 euros e estão à venda aqui.
PORTIMÃO: Noite de Fado, na Sociedade Vencedora Portimonense, com os fadistas Teresa Viola, Luís Saturnino e Ana Paulino, e Vitor do Carmo, na guitarra portuguesa, e José Santana, na viola de fado (21h30). Entrada: 15 fados/Sócios: 12 fados. Inclui uma bebida, pão com chouriço e caldo verde.
LAGOS: Concerto de Mimi Froes no Centro Cultural de Lagos (21h30). Os bilhetes custam 8 euros e estão à venda aqui.
LAGOS: “Concertos em cadeia #1” no LAC – Laboratório de Actividades Criativas (21h00).
LAGOA: Arranque do Arade Challenge 2025. Saiba mais aqui.
LAGOA: Workshop de Agricultura Regenerativa e Sintrópica, conduzido pelo Eng.º Biofísico e Agrónomo Jerónimo Silva, no Parque Municipal do Sítio das Fontes, em Estômbar (10h00). As inscrições são gratuitas, mas sujeitas a inscrição, neste link.
LAGOA: Primeiro de dois concertos de Marisa Liz, no Auditório Carlos do Carmo, integrados no “Festival Montepio Às Vezes o Amor”. A lotação está esgotada.
SILVES: Concerto do grupo Os Quatro e Meia, na Mostra Silves Capital da Laranja.
ALBUFEIRA: Fado Lírico “Fados & Canções Portuguesas” na Igreja Matriz de Paderne (17h00).
ALBUFEIRA: Concerto “Sakamoto 1996”, integrado no programa do III Festival de Música Clássica de Albufeira, no Auditório Municipal (19h00). Os bilhetes custam 10 euros e estão disponíveis aqui.
LOULÉ: Concerto do grupo Capitão Fausto no Cineteatro Louletano (21h00). Os bilhetes custam 15 euros e estão à venda aqui.
FARO: Atuações de Pedro Navarro e Duo Corde Brillanti na Igreja da Misericórdia (17h30), integradas no 8º Festival Internacional de Guitarra de Faro.
FARO: Concerto “An Evening with Tommy Emmanuel”, no Teatro das Figuras (21h30). Os bilhetes custam 25 e 27,5 euros e podem ser comprados aqui.
TAVIRA: Concerto “Jogo de Cordas”, com Gonçalo Duarte e João Pedro Cunha, na Ermida de Santa Ana, integrada no ciclo “Música nas Igrejas” (18h00).
16 de fevereiro, domingo:
PORTIMÃO: Caminhada de S. Valentim promovida pela Sociedade Vencedora Portimonense. Concentração pelas 9h30 junto ao Coreto, na zona ribeirinha de Portimão.
PORTIMÃO: Matiné Cultural no Clube União Portimonense, com a colaboração do Clube dos Filósofos Vivos da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes (15h00), num formato tertúlia cujo tema, inspirado em Friedrich Nietzsche, será: “sem a música, a vida seria um erro?”. Entrada gratuita. Esta é uma iniciativa integrada no programa “Filosofia na cidade”, organizada pelo grupo de Filosofia do Agrupamento de Escolas Manuel Teixeira Gomes de Portimão.
LAGOA: Segundo dia do Arade Challenge 2025. Saiba mais aqui.
LAGOA: Segundo concerto de Marisa Liz, no Auditório Carlos do Carmo, integrado no “Festival Montepio Às Vezes o Amor” (17h00). Os bilhetes custam 15 euros e estão à venda aqui.
SILVES: Marcha dos Namorados(10h00). Saiba mais aqui.
SILVES: Espetáculo de Rouxinol Faduncho, na Mostra Silves Capital da Laranja.
FARO: Atuações de Ghost e Fernando Dalcin Trio no Teatro Lethes (16h00), integradas no 8º Festival Internacional de Guitarra de Faro.
FARO: Concerto “120 anos Rotary Internacional”, pela Orquestra do Algarve e Rem Urasin, no Teatro das Figuras (18h00). Os bilhetes custam 10 e 12 euros e podem ser comprados aqui.
18 de fevereiro, terça:
FARO: Concerto “Six Organs of Admittance & Norberto Lobo”, no Teatro das Figuras (21h30). Os bilhetes custam 10 euros e podem ser comprados aqui.
19 de fevereiro, quarta:
PORTIMÃO: 1ª etapa da Volta ao Algarve em Bicicleta, a ligar Portimão a Lagos e com passagens pelos concelhos de Albufeira, Silves, Monchique, Aljezur e Vila do Bispo.
FARO: Espetáculo de stand-up comedy com Léo Lins, no Conservatório Regional do Algarve Pedro Ruivo (21h00). Os bilhetes custam 25 euros e estão à venda aqui.
20 de fevereiro, quinta:
LAGOA: 2ª etapa da Volta ao Algarve em Bicicleta, a ligar Lagoa ao Alto da Foia e com passagem pela zona serrana do concelho de Silves.
FARO: Concerto de música de câmara “Foco em João Barradas”, no Teatro Lethes (19h00). Os bilhetes custam 8 euros e podem ser comprados aqui.
20 a 23 de fevereiro, quinta a domingo:
LOULÉ: Peça de teatro “A Médica”, pelo Teatro do Eléctrico, no Cineteatro Louletano. Os bilhetes custam 10 euros e estão à venda aqui. As sessões iniciam-se pelas 21h00, exceto no domingo, dia 23, em que está marcada para as 17h00.
21 de fevereiro, sexta:
FARO: Ópera “Vencer o Dia”, no Teatro das Figuras (21h30). Os bilhetes custam 10 euros e podem ser adquiridos aqui.
VILA REAL DE STO. ANTÓNIO: A 3ª etapa da Volta ao Algarve em Bicicleta liga Vila Real de Sto. António a Tavira, com passagens por Castro Marim e Alcoutim.
22 de fevereiro, sábado:
LAGOS: Espetáculo de dança “Língua Destravada” no Centro Cultural de Lagos (19h00). Os bilhetes custam 10 euros e estão disponíveis aqui.
LAGOA: Concerto pela Orquestra Al-Qarawiyin, no Auditório Carlos do Carmo, integrada no XXV Festival de Música de Al-Mutamid(16h30). Os bilhetes custam 10 euros e podem ser comprados aqui.
ALBUFEIRA: Penúltima etapa da Volta ao Algarve em Bicicleta, entre Albufeira e Faro, com passagem pelo concelho de Loulé.
ALJEZUR: Espetáculo “Chão de Meninos” no Espaço+ (15h00). Os bilhetes custam 5 euros e estão à venda aqui.
TAVIRA: Atuação do Coro da Academia de Música de Tavira “Sebastião Leiria” na Igreja do Carmo, integrada no ciclo “Música nas Igrejas” (18h00).
23 de fevereiro, domingo:
LAGOA: Concerto “Os Planetas”, pela Gustav Holst Orquestra Filarmónica Portuguesa, no Auditório Carlos do Carmo (16h00). Os bilhetes custam 10 euros e podem ser comprados aqui.
MONCHIQUE/ALFERCE: Espetáculo “Chão de Meninos” na Casa do Povo de Alferce (15h00). Os bilhetes custam 5 euros e estão à venda aqui.
LOULÉ: Contrarelógio final da Volta ao Algarve em Bicicleta, entre o Alto do Malhão e Loulé.
24 de fevereiro, segunda:
PORTIMÃO/MEXILHOEIRA GRANDE: Espetáculo de teatro por alunos do Curso Básico de Teatro da EB José Sobral, no Centro Pastoral Paul Roth – Mex. Grande (11h00).
27 de fevereiro, quinta:
LAGOS: Peça de teatro “High Fantasy” no Centro Cultural de Lagos (19h00). Os bilhetes custam 6 euros e estão disponíveis aqui.
LOULÉ: Peça de teatro “Errado”, pela Plataforma285, no Cineteatro Louletano (19h00). Os bilhetes custam 10 euros e estão à venda aqui.
FARO: Peça de teatro “À Primeira Vista”, no Teatro das Figuras (21h30). Os bilhetes custam 15 euros e podem ser adquiridos aqui.
28 de fevereiro, sexta:
PORTIMÃO: Espetáculo de dança “Uma gota de água no Mundo”, no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão (19h00). Os bilhetes custam 5 euros e estão à venda aqui.
LAGOA: Espetáculo de Dança “…e vi o céu”, no Auditório Carlos do Carmo (21h00). Os bilhetes custam 8 euros e podem ser comprados aqui.
ALBUFEIRA: Concerto de Ricardo Anastácio, no Auditório Municipal (21h30). Os bilhetes custam 5 euros e estão disponíveis aqui.
FARO: Concerto “Svetlana Nakushina”, pelo Fusion Projet, no Teatro Lethes (19h00). Os bilhetes custam 10 euros e podem ser adquiridos aqui.
Leia também: As ondas gigantes de Sagres (com VÍDEO)

Assista aqui a todos os nossos vídeos