Acção de formação para socorro a animais

Este fim-de-semana decorre em Olhão uma iniciativa inédita a nível regional e e a terceira, em termos nacionais. Trata-se de uma acção de formação de primeiros socorros para animais.

Organizada pela Associação de Defesa dos Animais e Plantas de Olhão (ADAPO), desenvolve-se em duas sessões, Sábado e Domingo, entre as 08h30 e as 18h00, na sala de convívio da Escola Dr. Alberto Iria.

Esta iniciativa surgiu por a associação ter constatado que, em face de haver um número crescente de animais de companhia, tanto com dono como abandonados, têm-se registado “cada vez mais casos de atropelamento, envenenamento, maus-tratos e inalação de fumos devido a incêndio”. Isso leva a que “seja cada vez mais comum, em situações de desespero, os donos solicitarem o apoio de associações de protecção animal e dos bombeiros”. Acontece que, “em ambos os casos, a formação na área dos primeiros socorros para animais é quase inexistente, pelo que a ADAPO considerou fundamental a realização de acções de formação nesta área”.

O principal objectivo é formar o maior número de pessoas para que, em caso de necessidade, possam actuar, minimizando o sofrimento dos animais e tentando aumentar as suas possibilidades de sobrevivência. Com o valor angariado nas inscrições do curso, a associação “pretende-se também adquirir material de primeiros socorros para entrega a entidades que lidam directamente com animais que ficarão, assim, melhor preparadas para auxiliar animais em caso de necessidade”.

Nesta acção participam cerca de 150 pessoas ligadas a são associações de protecção animal, canis municipais, bombeiros, equipas cino-técnicas, hotéis para animais, escolas de treino canino, cabeleireiros caninos, pet sitters, mas também donos de animais e público em geral que pretendam adquirir conhecimentos nesta área.

Os participantes recebem formação em cuidados básicos com animais de estimação, emergências mais comuns, reanimação RCP, manobra de Heimlich e transporte e manuseamento de animais feridos. O programa inclui também uma componente prática, onde serão aplicados os conhecimentos adquiridos.

Relacionado:

As aventuras da Gata Marafada – Um pequeno mal-entendido

Subscreva a nossa Newsletter

 


(Visited 135 times, 1 visits today)
pub
pub
pub

pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.