Campanha de esterilização de animais
A Associação Ecologista e Zoófila de Aljezur, vai levar a cabo, entre 4 de Março a 31 de Maio, uma campanha de esterilização de cães e gatos. Desta forma, aquela associação pretende ajudar a controlar o excesso de população de animais que não encontram adoptantes sérios e responsáveis. Para o feito, conta com o apoio da Câmara de Aljezur, que lhe atribuiu 1500 euros.
A campanha destina-se, essencialmente, a cadelas e gatas do concelho de Aljezur e será gratuita para animais sem dono, ou quando os donos demonstrem ter falta de recursos para a pagar na totalidade (sendo nestes casos os custos suportados/divididos pela AEZA e pelo proprietário do animal ou animais).
A Associação Ecologista e Zoófila de Aljezur tem como missão proporcionar abrigo, alimentação e cuidados médicos aos animais abandonados de Aljezur. Nasceu em 2001, muito devido ao empenho do então veterinário municipal que se recusava a matar cães saudáveis que ali eram entregues e que ninguém reclamava.
Com o apoio de várias outras pessoas avançou, então, para a criação da associação, com o objectivo primordial de tratar, esterilizar os animais do canil e tentar arranjar-lhes novos lares. Mas, ao longo destes anos, o trabalho não se tem reduzido aos animais do canil, têm sido levadas a cabo campanhas de esterilização para animais cujos donos têm poucas posses e para gatos vadios e selvagens. Tem, igualmente, desenvolvido acções de sensibilização junto de pessoas que têm animais, no sentido de lhes proporcionarem melhores condições.
Leia também: